Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Livros Mercantis digitais têm novo procedimento para solicitação de autenticação na JucisRS

Publicação:

LD Novo 800 450 (1)
Esta é mais uma importante etapa do projeto da Junta Digital a ser implantada na autarquia - Foto: Reprodução
A direção da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) informa que a partir desta sexta-feira (9), mais uma importante etapa do projeto Junta Digital será implantado na autarquia. O Sistema de Registro Mercantil (SRM) passa a gerar sempre automaticamente, os termos de Abertura (TA) e Encerramento (TE) de Livros Mercantis Digitais registrados na JucisRS. A medida é mais uma fase do projeto Integrar que vem sendo implementado na autarquia.

Conforme o secretário-geral e coordenador do projeto de Modernização e Informatização da JucisRS, Cleverton Signor, esta nova funcionalidade tem como uma das principais vantagens aos empresários, contadores e usuários do sistema, a melhoria do ambiente de entrega dos livros com a diminuição de exigências por erro de preenchimento dos referidos termos. “A nova plataforma (SRM) permite dar mais celeridade e melhoria na gestão da área do Registro Mercantil agora para os serviços de autenticação de livros, com numeração automática das páginas e informações da empresa relacionada com o documento enviado”, finaliza Signor.
 
Orientações Livros Mercantis
 
 O usuário sempre deve responder corretamente a seguinte pergunta:
 “O Livro a ser registrado possui termo de abertura e encerramento"?
 
 Você responderá: "Sim" ou "Não"
 
 - A resposta será "SIM" se o documento a ser enviado já possui estes termos. Neste caso o sistema vai substituí-lo por um novo gerado automaticamente excluindo os anteriores, mesmo que este já tenha sido gerador por sistemas contábeis próprios.

- A resposta será "NÃO" se o livro NÃO POSSUI OS TERMOS. Nessa condição, o sistema se encarregará de adicionar, automaticamente, o Termo de Abertura e Encerramento neste documento.
 
Obs: Caso o documento possua esses termos (Abertura e Encerramento) e mesmo assim você escolha a opção "Não" o sistema gerará os termos em duplicidade e provocará a situação “Em Pendência” para o referido livro digital.
 
         Permanecem em vigor os enunciados contidos na Resolução de n° 003/2018, aprovada na Sessão Plenária de 28-06-2018, disponível para consulta em nosso site

Texto: Denise Rodrigues/Ascom
Edição: Léa Aragón/ Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul