Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Login rs.gov.br é integrado ao federal a partir desta terça, dia 31

Publicação:

rs gov br
A plataforma RS.GOV.BR tem o objetivo de ressignificar o relacionamento do Estado com o cidadão - Foto: Reprodução

O acesso aos serviços digitais do governo do Estado passa a ocorrer somente por meio do login gov.br, o mesmo utilizado para acessar o governo federal, a partir de terça-feira (31/3). Com a mudança, o usuário que precisar de algum serviço no portal integrado rs.gov.br que necessite login será encaminhado automaticamente ao cadastro federal.

O Login Cidadão, que vinha sendo usado no Estado, iniciou seu processo de integração ao sistema gov.br em uma parceria firmada em abril de 2019, como parte do projeto do portal rs.gov.br. Agora ele dá lugar ao login gov.br, que tem mais de 50 milhões de cadastros em todo o país (25% da população brasileira).

Essa inovação impactará positivamente a todos os usuários que utilizavam até agora o Login Cidadão, cerca de 800 mil pessoas, na medida em que minimizará a necessidade de diversas senhas e cadastros diferentes nas relações com os governos estadual e federal. Com essa integração, a identificação que serve para acessar serviços federais, como Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira de Motorista Digital, por exemplo, será a mesma para serviços estaduais de todos os órgãos do Executivo gaúcho.

Auxílio para a quarentena

Em meio a diversas medidas que buscam frear o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul, o governo do Estado oferece mais de 350 serviços estaduais por meio da plataforma integrada rs.gov.br. O portal é importante aliado no relacionamento com a população, evitando filas e deslocamentos desnecessários. Do total de serviços oferecidos pelo Estado, cerca de 40% já são digitais. A ferramenta é responsiva e pode ser acessada por meio de qualquer smartphone, tablet ou computador.

No atual contexto, no qual a orientação é permanecer em casa, ganha importância o posicionamento do Executivo estadual, que assumiu, ainda em 2019, a meta de tornar digitais 100% dos serviços até dezembro de 2022. O rs.gov.br é uma iniciativa da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), com suas vinculadas Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Procergs).

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul