Maio registra o menor número de homicídios no RS dos últimos 13 anos

Indicadores criminais, divulgados pela SSP nesta segunda-feira (5/6), ainda mostram queda de 50% nos feminicídios frente a 2022

A foto mostra quatro policiais de costas em uma saca observando o horizonte da cidade no crepúsculo, com uma avião voando ao fundo. Da esquerda pra direita, um homem com camiseta da Polícia Civil, uma mulher com colete da BM, uma mulher com camiseta da PC, e uma outra mulher com colete da BM.
Resultado recorde é resultado do reforço nas operações integradas de combate ao crime organizado - Foto: Divulgação/SSP

Com reforço das ações policiais, o mês de maio foi marcado por quedas dos índices de feminicídios e latrocínios, além de registrar o menor número de homicídios para qualquer mês da série histórica desde 2010. Em maio deste ano, foram 106 vítimas, redução de 20% em relação ao mesmo mês em 2022.

Com relação aos feminicídios, maio de 2023 registrou queda de 50% no número de casos no RS quando comparado ao mesmo mês no ano passado. Nos latrocínios, o Estado fechou o mês de maio sem nenhum caso computado. No acumulado do ano, a diminuição de roubos com morte chega a 36%. Além destes indicadores, maio também registrou redução nos crimes de roubo de veículos (-21%) e abigeato (-24,6%).

Os resultados foram obtidos por meio do planejamento estratégico implementado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), aliado ao aumento de efetivo e à realização de operações integradas. Nos últimos meses, foram entregues mais de cem viaturas e houve a convocação de 1,3 mil novos servidores, entre brigadianos, policiais civis, bombeiros e policiais penais.

Os dados completos dos indicadores criminais foram divulgados nesta segunda-feira (5/6) pela SSP.  Confira o levantamento aqui.

Texto: Ascom SSP