Mais 35 cães resgatados são enviados para feira de adoção no Rio de Janeiro

Força-tarefa envolve governo do Estado, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira

Mais 35 cães são enviados para feira no Rio de Janeiro em nova força tarefa
Voo com os animais decolou por volta das 18h da Base Aérea de Canoas - Foto: Adriano Schneider/Ascom Sema

O governo do Estado – por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) –, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) e os parceiros Arcanimal e Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) realizaram, nesta sexta-feira (26/7), uma nova força-tarefa para enviar, ao Rio de Janeiro (RJ), animais resgatados na enchente do Rio Grande do Sul.

No começo da tarde, 35 cães foram transportados do Centro de Bem-Estar Animal de Canoas para o embarque em um avião da FAB KC-390, utilizado tanto para cargas quanto para passageiros humanos e animais. O voo decolou por volta das 18h da Base Aérea de Canoas, com chegada prevista para 19h30 na Base Aérea do Galeão.

Cinco cães já saíram do Rio Grande do Sul adotados por novos tutores, enquanto os outros participarão da campanha "Adote um Pet Gauchinho", no fim de semana (27 e 28/7), em sete shoppings do Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenadora estadual do Gabinete de Resposta à Fauna da Sema, Amanda Munari, os animais estão vacinados, castrados e identificados com microchips.

"Estamos felizes com a parceria com a Força Aérea em mais uma viagem. Saímos com o coração aquecido em saber que nossos animais terão uma segunda chance. A gratidão se estende ao Exército e ao Comando Militar do Sul, que também têm nos apoiado muito nessa missão”, destacou Amanda, que agradeceu aos comandantes do Comando Militar, general Hertz Pires do Nascimento, general Marcelo Zucco e brigadeiro Alessandro Cramer; e ao comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.

O grupo de animais foi acompanhado por médicos veterinários do Grad. “Já são várias viagens transportando os cães e, em todas elas, tudo ocorreu conforme o previsto. O mais importante é que todos estão sendo adotados e ganhando uma segunda chance”, resumiu Carla Sássi, médica veterinária integrante do grupo de resgate.

Na sexta-feira passada (19/7), o Estado já havia enviado 55 cães para participação em feiras no Rio de Janeiro. Todos os animais receberam um novo lar por meio da adoção.

Ações do RS pelos animais

O governo do Estado lançou, em maio, o Plano Estadual de Resposta à Fauna, que contempla uma série de ações em prol do bem-estar dos animais atingidos pelas enchentes. Foi criado, dentro da Câmara Temática do Meio Ambiente no âmbito do Conselho do Plano Rio Grande, um grupo de trabalho para discutir iniciativas pelos animais com entidades e protetores.

Em junho, o Estado promoveu, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, a 1ª Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos, que resultou na adoção de 202 animais resgatados. A iniciativa teve a 2ª edição nos dias 20 e 21 de julho, com mais 88 animais adotados.

Em ação conjunta, cerca de 400 animais desabrigados pelo recente desastre meteorológico no RS já foram transportados para outros estados para adoção. A operação resulta de uma cooperação técnica entre o governo estadual e a FAB, permitindo que adotantes de cães e gatos afetados pela catástrofe recebam os animais em qualquer parte do país.

Outras informações, bem como o número atualizado de animais em abrigos, estão disponíveis no site SOS Rio Grande do Sul

Texto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema
Edição: Felipe Borges/Secom