Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de 100 mil pessoas acompanharam o maior de todos os desfiles de 20 de Setembro

Publicação:

A governadora, Yeda Crusius, concede entrevista coletiva à imprensa, antes do início do desfile em homenagem à Semana Farroupilha.
Yeda Crusius assiste ao desfile do 20 de Setembro - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Um público superior a 100 mil pessoas acompanhou o Desfile de 20 de Setembro na manhã deste sábado, na avenida Edvaldo Pereira Paiva - Beira-Rio - junto ao Parque Marinha do Brasil. A maior festa da tradição da cultura popular do Rio Grande do Sul, começou às 8h30min, com a chegada da governadora Yeda Crusius, em um Ford Stutz. Pilchada e acompanhada do chefe da Casa Militar coronel Joel Prates Pedroso, Yeda realizou revista às tropas e recebeu as honras militares. Logo após a chegada ao palanque, ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, secretários de governo e autoridades, assistiu a queima de fogos de artifício que sinalizaram o início do desfile, encerrado às 13h30min. Acompanhamos a uma bonita celebração dos autênticos valores gaúchos, definiu Yeda. 

O tema Nossos símbolos: nosso orgulho! reuniu mais de mil participantes em sua parte temática e outras duas mil pessoas e 111 piquetes. Segundo o presidente do Movimento de Tradiçao Gaúcha, MTG e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilha, Oscar Gress, esta foi a maior comemoração Farroupilha desde 1958, quando se iniciaram os desfiles. O presidente do IGTF, Manoelito Savaris, acrescentou que este momento representa uma autêntica contaminação social, aflorando o sentimento nativista com mais força entre os gaúchos, disse.

Foram 13 carros temáticos que de forma didática e pedagógica representaram os símbolos oficiais e afetivos dos gaúchos. Conforme a governadora, o desfile deste ano, ao trabalhar com o significado de todos os feitos ao longo da história, Firmou principalmente entre a juventude os valores que levaram homens e mulheres a uma guerra de dez anos, a maior de toda história das Américas destacou.

A presença maciça de público, significa para o secretário do Turismo Esporte e Lazer, Heitor Gularte, que o modelo das comemorações do desfile farroupilha comprova definitivamente ser um sucesso: Transformou-se um evento de expressivo significado histórico em um grande produto turístico. A desfile farroupilha mostra de forma didática e pedagógica a cultura e a tradição gaúcha, concluiu.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul