Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de 500 profissionais participam da aula inaugural de curso sobre primeira infância

Formação busca ampliar conhecimentos e práticas para o cuidado de crianças de 0 a 6 anos no Estado

Publicação:

Card2023 Desenvolvimento Social
-

Foi realizada, na quinta-feira (21/8), a aula inaugural do curso Primeira Infância: Formação e Ação. Promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio da Escola de Desenvolvimento Social (EDSocial), a iniciativa, que é gratuita, tem o objetivo de fortalecer o trabalho e ampliar conhecimentos sobre o desenvolvimento na primeira infância.

Durante o encontro, que contou com a participação de mais de 500 profissionais, foi feita a apresentação técnica do curso, da equipe, além de um passo-a-passo de como funcionará o acesso à plataforma de aprendizagem.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, a pauta da primeira infância é primordial no Estado. “O tema da primeira infância é um tema fundamental, é a espinha dorsal da política de transformação do Rio Grande do Sul. Por acreditarmos nisso, estamos aqui iniciando esta caminhada de formação e de qualificação. Vocês são protagonistas dessa transformação da nossa política de cuidado, proteção e dignidade a nossa primeira infância. Sejam bem-vindos e aproveitem, transformem esse conhecimento em ação concreta nas suas realidades”, afirmou o titular da pasta.

Curso fortalecerá redes de cuidado

A diretora do Departamento de Atenção à Primeira Infância (Dapi) da Sedes, que coordena a iniciativa, Kenia Fontoura, comentou sobre a importância do diálogo entre todos os atores. “Este projeto só ganha força se houver diálogo constante entre quem planeja, quem forma e quem atua nos territórios. Contamos com a experiência de cada um de vocês para tornar o material mais relevante e as ações mais efetivas. Esperamos que este curso sirva não apenas para compartilhar conhecimento, mas para fortalecer redes de cuidado e transformar práticas locais em benefícios concretos para as nossas crianças”, enfatizou a diretora Fontoura.

“Neste curso, vemos uma oportunidade valiosa de integrar saberes, articular redes e qualificar quem está na linha de frente da primeira infância. A EDSocial reafirma seu compromisso em apoiar a formação continuada, dialogar com as equipes municipais e facilitar que os conteúdos cheguem com aplicabilidade e sensibilidade às realidades locais”, reforçou a gestora pública da EDSocial, Jamille Luz.

A coordenadora técnica do curso, Daniela Santos, destacou que a iniciativa é um trabalho coletivo. “Contamos com a experiência de cada instituição representada e com o olhar de vocês, que atuam diretamente com as famílias e crianças na ponta. Estarei sempre aberta a receber sugestões, revisar conteúdos quando necessário e apoiar adaptações que tornem nossas ações ainda mais efetivas em cada contexto”, comentou Santos.


O curso

Mais de duas mil pessoas se inscreveram para a capacitação Primeira Infância: Formação e Ação. Foram ofertadas, no total, 900 vagas com certificação de curso de extensão, envolvendo aulas síncronas, atividades práticas e certificação universitária; e outras 778 vagas para participantes na modalidade de curso livre, com acesso completo à plataforma digital. 

Voltada a formadores, supervisores do SUAS/Criança Feliz e profissionais que atuam com crianças de 0 a 6 anos, a formação abordará temas como promoção do desenvolvimento das habilidades e capacidades na primeira infância; a promoção e fortalecimento da parentalidade positiva; o antirracismo na primeira infância; e as consequências para a primeira infância dos eventos climáticos extremos.

Os conteúdos do curso oferecem materiais baseados em evidências, mentoria e ferramentas de gestão para fortalecer a atuação intersetorial e a implementação de políticas públicas. As aulas teóricas iniciarão no dia 4 de setembro e seguirão até abril de 2026. Os participantes aprovados receberão certificado de curso de extensão de 120 horas.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul