Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais perto

Publicação:

Por Luiz Carlos Busato

Evoluir, aprimorar processos, encurtar distâncias, olhar para fora. O governo do Estado vem perseguindo esses objetivos dia após dia. E o nascimento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) – antiga Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios – é uma demonstração clara disso.

Mais do que um órgão de governo, trata-se de uma plataforma para aproximar as ações estaduais dos gaúchos de todas as regiões. Uma aproximação calcada na parceria permanente com os prefeitos e municípios, que é onde a vida acontece. É um grande acerto do governador Eduardo Leite, com aval do Parlamento gaúcho. Deixa a gestão mais próxima das comunidades, permite conhecer de perto as suas dores e amplia a resolutividade.

A Sedur congrega, a partir dessa nova estrutura, projetos e proposições que criam uma conexão direta com os municípios. Recentemente, 417 prefeituras se inscreveram no programa Pavimenta, com 467 propostas que estão sendo analisadas. É uma mudança na forma de fazer gestão: não foi o Estado quem decidiu, de cima para baixo, que melhorias deveriam ser feitas nas cidades. Foram os prefeitos – que conhecem o dia a dia e a realidade de sua gente – quem indicaram.

Outro projeto é o Negocia RS. Uma iniciativa criativa que permite ao Executivo estadual quitar dívidas antigas da Saúde – em um momento tão importante como este de pandemia – com imóveis que podem ser úteis aos municípios. Até o momento, a adesão de 113 cidades já garantiu a negociação de R$ 135 milhões. A expectativa é até o final do ano superar a marca de 200 municípios. Isso sem falar nos temas metropolitanos, como o transporte, no qual temos articulado com diálogo junto às partes envolvidas.

Todos esses exemplos mostram como a Sedur é uma conexão direta com a necessidade do cidadão, lá na ponta, nas cidades. Fui deputado federal por três mandatos e prefeito de Canoas. Sei da importância da soma de esforços de todos os agentes públicos para a solução real dos problemas. E é por isso que vamos trabalhar. Mais próximos, mais unidos e avançando juntos.

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Portal do Estado do Rio Grande do Sul