Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Marchand Renato Rosa é o convidado do Primeira Pessoa

Publicação:

Renato Rosa vive no Rio de Janeiro e trabalha em uma das mais reconhecidas casas de leilão do Brasil: a Bolsa de Arte. O marchand é entrevistado por Ivette Brandalise no Primeira Pessoa desta quinta-feira (22), às 22h, na TVE.

Natural de São Gabriel, o galerista iniciou o trabalho com arte, no começo da década de 1960, no teatro como ator, produtor e divulgador. A partir de 1968, começou a se dedicar às artes plásticas, envolvimento que se mantém até hoje. Na década de 1980, foi convidado para substituir um colunista no jornal Zero Hora. Desde então, registrou o perfil de artistas e escreveu textos sobre arte para veículos de comunicação.

Foi coautor do "Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul", obra que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura em 1998. Também, foi pioneiro na criação de exposições temáticas em galerias particulares em uma época em que os museus tinham muita dificuldade de realizar este tipo de evento. No programa, ele fala sobre a situação dos artistas gaúchos no mercado. “Você encontra artista gaúcho jovem, de 30/28 anos, que faz exposição em Londres e Nova York. Esse núcleo não fica só em Rio e São Paulo, mas consegue sair para fora do país”, explica.

A reprise do programa pode ser conferida no domingo (26/4), às 17h.

Texto: Clarice Passos
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul