Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição Paisagem e Memória tem inauguração nesta quarta-feira no Margs

Publicação:

margs51
A mostra, com recorte temático no acervo do Margs, tem um amplo conjunto de obras que mostram cenários rurais e urbanos - Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) apresenta a exposição Paisagem e Memória, com curadoria de José Francisco Alves, com abertura nesta quarta-feira (19), às 19h, nas Galerias Iberê Camargo, Oscar Boeira e Pedro Weingärtner. O Margs funciona de terças a domingos, das 10h às 19h. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

A mostra, com recorte temático no importante acervo do Margs, tem um amplo conjunto de obras que mostram cenários rurais e urbanos, com trabalhos de 43 artistas, a maioria em pintura, mas também em gravura, desenho e fotografia. São visões diferenciadas de um dos temas mais importantes da História da Arte, a paisagem.

O título da presente mostra Paisagem e Memória remete ao livro homônimo de Simon Schama (1995), o qual também reforça a ideia de que “a paisagem é obra da mente”, a qual “compõe-se tanto de camadas de lembranças quanto de estratos de rochas”, eis que “natureza e percepção humana” não são campos distintos, na verdade, são “inseparáveis”. Schama propõe um olhar para “redescobrir o que já possuímos”, uma “exploração do que ainda podemos encontrar”.

SERVIÇO

O quê: Paisagem e Memória
Curadoria: José Francisco Alves
Abertura: Quarta-feira (19), às 19h
Visitação: de 20 de setembro a 18 de novembro de 2018
Local: Galerias Iberê Camargo, Oscar Boeira e Pedro Weingärtner do Margs
Entrada Franca.

Texto: Cláudia Antunes/Ascom Margs
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul