Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Margs assina contrato de patrocínio para digitalização do acervo

Publicação:

O projeto Digitalização do Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), contemplado pelo Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, foi oficializado na manhã desta terça-feira (27), no auditório da instituição. Na
Margs assina contrato de patrocínio para digitalização do acervo

O projeto Digitalização do Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), contemplado pelo Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, foi oficializado na manhã desta terça-feira (27), no auditório da instituição. Na ocasião, foi assinado contrato de patrocínio por intermédio da Associação dos Amigos do Margs (Aamargs).

O projeto tem por objetivo promover as ações de registro por meio de procedimentos e instrumentos de documentação museológica de ponta junto ao acervo do Museu, bem como a aquisição de equipamentos e materiais, a fim de viabilizar a digitalização e sistematização completa de sua coleção.

O diretor do Museu, Gaudêncio Fidelis, destacou a importância do evento, não só do aporte de recursos necessários que é concedido ao Margs pela Caixa, mas também o início de um projeto que consolidará este Museu de maneira definitiva dentro do panorama de instituições museológicas brasileiras através da sistematização de seu acervo.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Valdemir Colla, declarou estar satisfeito em participar de um acontecimento desse porte, que pela terceira vez, marca o apoio da Caixa a essa instituição de grande relevância. Apoiar a Cultura é muito significativo para nós. Inclusive, essa diretriz consta no estatuto da empresa.

Como resultado desse projeto, ainda será publicado um catálogo impresso completo das obras, além da alimentação dos dados do acervo via web para futura consulta pública. Por meio desta ação, o Margs busca instrumentalizar seu acervo para adequá-lo às demandas atuais de utilização de sua coleção para suas curadorias e outras atividades museológicas, assim como para pesquisa especializada.

A iniciativa é pioneira e antecipa a adequação do Margs às normas previstas na Lei Federal 11.904, que criou, em janeiro de 2009, o Instituto e o Estatuto Brasileiro de Museus (Ibram). Estiveram presentes o presidente da Associação dos Amigos do Margs, Ambrósio Pesce Neto, a coordenadora de Marketing da Caixa Econômica Federal, Francisca Campanha, o curador-chefe do Margs, José Francisco Alves, e o diretor do Museu de Arte Contemporânea RS, André Venzon.

Texto: Andréia Camboim
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul