Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Margs e Memorial RS recebem as chaves simbólicas da 9ª Bienal do Mercosul

Publicação:

A cerimônia da abertura oficial da 9ª Bienal do Mercosul foi realizada na noite dessa quinta-feira (12) nas escadarias do Memorial do Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da presidência da
Margs e Memorial RS recebem as chaves simbólicas da 9ª Bienal do Mercosul

A cerimônia da abertura oficial da 9ª Bienal do Mercosul foi realizada na noite dessa quinta-feira (12) nas escadarias do Memorial do Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da presidência da Republica, Maria do Rosário, da primeira-dama, Sandra Genro - que representou o governador -, do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e da secretária de Turismo, Abgail Pereira.

Representando a presidente Dilma e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, Maria do Rosário ressaltou o esforço conjunto dos Governos Federal, Estadual e Municipal para a realização do evento. A Bienal afirmou-se como o que queremos para o Mercosul e, nesta edição, trouxe uma renovação para este lugar que é um marco histórico do Rio Grande do Sul, disse referindo-se ao Memorial. Maria do Rosário também destacou o poder de união gerado pela arte.

Os diretores do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Gaudêncio Fidelis, e do Memorial RS, Márcio Santos, receberam as chaves simbólicas da 9ª Bienal do Mercosul.

A edição de 2013
A Bienal é reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, prova disso é o investimento de mais de R$ 9 milhões em recursos, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC-RS). O evento oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita. O seu projeto pedagógico tem sido visto como uma contribuição para a discussão sobre a arte educação no P.

Com o título Se o clima for favorável, a 9ª Bienal tem como objetivo suscitar questões ontológicas e tecnológicas por meio de práticas artísticas, da produção de objetos e de nódulos de experiência. Isso deu forma às três principais iniciativas públicas desta 9ª Bienal: Portais, previsões e arquipélagos, uma exposição de arte contemporânea apresentada em diversos museus da cidade; Encontros na Ilha, uma série de discussões e publicações; e Redes de Formação, um programa pedagógico em arte.

Compõem a exposição obras históricas e novas, além de obras históricas criadas a partir de projetos colaborativos comissionados e novos projetos realizados a partir do programa Máquinas da Imaginação, desenvolvido com empresas, centros de pesquisa e comunidades no Brasil.

Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul