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Mariza Abreu leva programa Boa Escola a diretores da região de Osório

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A secretária da Educação, Mariza Abreu, participou do segundo encontro de formação para compreensão e análise dos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nesta quarta-feira (21), em Osório, sede da 11ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE). Mariza Abreu fez também a apresentação do Boa Escola Para Todos, que integra do Programa Estruturante do governo do Estado. O evento, que aconteceu na Faculdade Cenecista de Osório, reuniu cerca de 150 diretores das escolas estaduais da região da 11ª CRE. Mariza Abreu apresentou aos diretores das escolas os cinco projetos que integram o Programa Estruturante da Secretaria da Educação, o Boa Escola Para Todos. Este programa, que já possui ações em andamento, tem como foco um conjunto de iniciativas que irão melhorar a qualidade da educação no Estado. Acreditamos que qualidade de educação não é só condição de formar cidadãos, mas também de trazer desenvolvimento econômico ao Estado, explicou Mariza Abreu. O programa está dividido em cinco projetos: Sistema de Avaliação do Rendimento Escola do Rio Grande do Sul (Saers), que servirá para orientar as políticas públicas comprometidas com a melhoria da aprendizagem dos alunos; Sala de Aula Digital, que consiste na implantação de mil laboratórios de informática em escolas; Professor Nota 10, onde serão capacitados 30 mil professores e estabelecida nova legislação para o sistema educacional; Centro de Referência na Educação Profissional, que transformará nove escolas técnicas em espaços de referência em determinadas áreas e Escola Legal, que visa a realização de reformas e ampliações de estabelecimentos de ensino da rede estadual. Dando seqüência às atividades, a coordenadora da comissão que supervisionou a elaboração das questões do Saers, Sandra Negrine, tratou de explicar aos presentes a metodologia da avaliação e apontou as formas de utilização dos dados nas escolas. É importante termos esses dados não somente para apontar onde houve erros e acertos, mas para que cada escola use essas informações na criação de um diagnóstico, gerando um ensino de qualidade, destacou Sandra Negrini. O Saers foi aplicado em turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental e 1° ano do Médio. Participaram cerca de 280 mil alunos das 2,8 mil escolas estaduais, 58 redes municipais e 16 instituições particulares que aderiram a avaliação. No quadro geral do Estado, os alunos da 2ª série atingiram 152,3, em Português, e 762,4, em Matemática. Na 5ª série, as médias ficaram em 202,4 e 211,1 em Português e Matemática, respectivamente. No 1º do Médio, foram registrado 249,8, em Português, e 263,2, em Matemática. Foram utilizadas as mesmas escalas de conhecimento dos exames do Ministério da Educação, que estabelecem análise de proficiência calculada de zero a 500 pontos. No caso da 2ª série do Fundamental, foi concebida uma escala própria para o Saers, pontuando a avaliação entre zero e 1.000. Durante a tarde, a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Balzano, fez uma avaliação do processo de organização do ano letivo 2008. Foi destacado o trabalho de organização das turmas no início do ano, que deu real noção do número de alunos matriculados na rede e como isso proporcionou uma melhor distribuição dos quadros do magistério nas escolas. Paralelamente, no período da tarde, ocorreram oficinas e capacitações direcionadas ao aproveitamento e uso dos dados do Saers na qualificação das práticas pedagógicas. Estão programados mais 13 encontros no interior do Estado, contemplando as 30 Coordenadorias Regionais de Educação. O próximo encontro será segunda-feira (26), para os diretores das escolas da região de Santo Ângelo. Durante os encontros, os gestores das escolas estaduais, municipais e particulares que participaram da avaliação serão estimulados a utilizarem os boletins do Saers como diagnóstico para a qualificação do ensino e aprendizagem dos alunos. Protocolo de intenções Durante o almoço desta quarta-feira, Mariza Abreu participou da solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções em conjunto com o prefeito municipal de Osório, Romildo Bonlzan Junior, que autoriza a restauração do pavilhão da Escola Estadual Simões Lopes, orçado em R$ 450 mil. A obra será uma parceria da prefeitura do município de Osório e o governo do Estado.
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