Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Medalha Negrinho do Pastoreio marca despedida do cônsul-geral da Espanha no RS

Publicação:

Cônsul-geral da Espanha, José Pablo Alzina de Aguilar, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governador José Ivo Sartori
Cônsul-geral da Espanha, José Pablo Alzina de Aguilar, recebeu a medalha Negrinho do Pastoreio do governador José Ivo Sartori - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O cônsul-geral da Espanha no Rio Grande do Sul, José Pablo Alzina de Aguilar, foi homenageado pelo governador José Ivo Sartori com a medalha Negrinho do Pastoreio. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (13), no Palácio Piratini, e marcou a despedida do representante espanhol à frente do consulado após cumprir o período limite concedido a diplomatas para residir no exterior.

Na ocasião, Sartori destacou que a medalha é uma retribuição aos serviços prestados pelo diplomata. “É uma forma de agradecermos a dedicação e o empenho do cônsul no estreitamento das relações entre Rio Grande do Sul e Espanha”, disse.

“Receber essa homenagem é uma grande honra. Concluo o meu trabalho no estado com o sentimento de que há muito espaço para novas parcerias e oportunidades”, afirmou José Pablo.

Gestão colaborativa

Durante sua gestão, o cônsul colaborou com diversas iniciativas de integração entre o Rio Grande do Sul e a Espanha, como a organização de aulas magnas e encontros com instituições representativas setoriais. Por meio do apoio do Consulado-Geral da Espanha no Rio Grande do Sul, também houve a criação do 'Caminho Gaúcho de Santiago'. A rota está localizada no município de Santo Antônio da Patrulha e se assemelha aos últimos 100 quilômetros do Caminho de Santiago, na cidade de Compostela, na Espanha.

Sobre a medalha

A medalha Negrinho do Pastoreio, instituída pelo decreto 21.669/1972, é entregue a quem prestou serviços relevantes de qualquer natureza em favor da comunidade, do estado ou da pátria. Entre os agraciados recentes, estão o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, homenageado pelos serviços prestados à população e ao Rio Grande do Sul, e a cônsul-geral do Uruguai, Karla Daniela Beszkidnyak Pérez, pelo esforço no processo de integração entre o estado e seu país.

Texto: Alessandra Pinheiro/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul