Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Média salarial dos trabalhadores dos APLs aumentou

Publicação:

Com o lançamento do Observatório dos APLs do Estado, realizado na última quinta-feira (16), uma série de dados ficou mais acessível para monitoramento, análise e estudos de acompanhamento dos arranjos produtivos no Estado. Eles mostram, por exemplo, que houve um aumento da média salarial dos trabalhadores destes setores, recentemente.

Abrangendo 19 regiões dos Corede do RS, os 20 Arranjos Produtivos Locais apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) apresentaram números positivos, de acordo o último levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), publicada em agosto. Os dados equivalem ao ano de 2013.

Dezenove dos vinte APLs tiveram aumento da massa salarial. Na soma dos arranjos enquadrados se atingiu uma massa salarial de R$ 80,7 milhões ao ano, com um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior.

Foram incrementados 6.853 postos de trabalho por meio desta política pública no RS, atingindo um montante de 320 mil trabalhadores na base dos arranjos produtivos. Catorze dos 20 APLs tiveram aumento nos postos de trabalho.

Outro dado apontado pelo levantamento mostra que todos os 20 Arranjos Produtivos Locais apresentaram aumento da média salarial dos trabalhadores. Destes, 19 com ganho real, apresentando uma média de 10%, enquanto a inflação no período foi 5,91%.

Dentre os 20 APLS destacam-se o Metalmecânico Pós-colheita, com um aumento de 21,7% nos postos de trabalho, e o Polo Naval do Jacuí, com um incremento de 20,51% no número de trabalhadores.

Três APLs tiveram aumentos consideráveis, ao se analisar, mais uma vez, a média salarial dos trabalhadores. O Polo Naval do Jacuí, com 44%; Metalmecânico Pós-Colheita, no Noroeste Colonial, com 38,4% e Polo Naval de Rio Grande, com 32,6%.

"Os dados da Rais revelam a importância dos APLS para a economia de todas as regiões e a alta geração de empregos que o Estado e o Brasil vivem", diz o diretor da AGDI Sergio Kapron.

Segundo os dados da Rais/2013, há 320.615 trabalhadores na base dos APLs no RS.

Texto: Josias Bervanger

Portal do Estado do Rio Grande do Sul