Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Melhorias em estradas vão potencializar escoamento da produção

Publicação:

Melhorias em estradas vão potencializar escoamento da produção
Medida para qualificar rodovias foi prioridade pedida por municípios na consulta popular - Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

Parceria entre órgãos do governo do Estado vai possibilitar que sejam executadas melhorias nas estradas vicinais responsáveis pelo escoamento da produção primária em regiões importantes do Rio Grande do Sul. O termo de cooperação beneficiará 73 cidades contempladas no Programa de Melhoramento de Estradas Vicinais através da Consulta Popular, prevista no orçamento do Estado em 2017. O acordo foi assinado nesta quinta-feira (8) entre os secretários dos Transportes, Pedro Westphalen, e da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

A cooperação abrange obras de infraestrutura, bueiros, pontes e pontilhões para qualificar as condições de trafegabilidade e segurança das vias. A demanda foi escolhida como prioridade por mais de 70 cidades no processo que elege as prioridades da população.

Para Westphalen, facilitar o escoamento do setor primário é fundamental para o desenvolvimento regional. "Pelo menos 40% da economia do RS é fundamentada diretamente no setor primário e os outros 60% indiretamente. O convênio dará respostas à população que começa a ver modificações importantes para o seu desenvolvimento", destacou. "O acordo dará condições técnicas para os Transportes, através do Daer, avalie projetos e libere recursos para executar as obras", acrescentou Polo.

 
Acordo foi assinado por secretários dos Transportes e da Agricultura. Foto: Divulgação/ST 

Confira os municípios contemplados:

Aceguá
Agudo
Alegrete
Almirante
Tamandaré do Sul
André da Rocha
Barão
Barra Funda
Barros Cassal
Cacequi
Caibaté
Caraa
Centenário
Coxilha
Dezesseis de Novembro
Dilermando de Aguiar
Dona Francisca
Ernestina, Esmeralda
Eugênio de Castro
Faxinal do Soturno
Faxinalzinho
Gentil
Getúlio Vargas
Giruá
Gramado Xavier
Guarani das Missões
Hulha Negra
Ibirapuitá
Itaara
Itacurubi
Itapuca
Ivora
Jaguari
Júlio de Castilhos
Lindolfo Collor
Macambará
Manoel Viana
Mariano Moro
Mato Castelhano
Monte Alegre dos Campos
Morro Reuter
Nova Alvorada
Nova Palma
Pinhal da Serra
Pinhal Grande
Pontão
Presidente Lucena
Quevedos
Rolador
Rondinha
Salvador das Missões
Santo Antônio das Missões
Santo Antônio do Palma
Santo Antônio do Planalto
São Domingos do Sul
São Gabriel
São João do Polesine
São José das Missões
São Paulo das Missões
São Pedro das Missões
São Valentim
São Vendelino
São Vicente do Sul
Tio Hugo
Toropi
Tupanciretã
Unistalda
Uruguaiana
Vanini
Victor Graeff
Vila Maria
Vitória das Missões

Texto: Ascom ST
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul