Memorial Casa João Goulart será inaugurado nesta quinta-feira
Publicação:
Será inaugurado nesta quinta-feira (1º), em São Borja, o Memorial Casa João Goulart, que irá funcionar na casa onde viveu, na juventude, o ex-presidente da República - . Localizada na esquina da Avenida Presidente Vargas, 2.033, o casarão, construído em 1927, foi tombado pelo patrimônio histórico em 1994 e posteriormente doado à Prefeitura de São Borja.
No imóvel, os visitantes poderão observar documentos e objetos relacionados à vida de João Goulart, além do mobiliário original e pinturas decorativas em quatro salas de exposição, três salas de reconstituição de ambientes e uma sala de vídeo. O acervo foi doado por familiares, amigos, conterrâneos e admiradores do ex-presidente e pelo Instituto João Goulart. A expectativa é de que o novo espaço possa atrair cerca de 10 mil turistas, junto com a casa do ex-presidente Getúlio Vargas, localizada na mesma avenida. Essas residências compõem o Corredor Cultural de São Borja.
Para revitalizar a casa foram investidos R$ 780 mil, oriundos da Lei de Incentivo à Cultura. A Secretaria da Cultura, através da sua Lei de Incentivo, se orgulha quando vê concretizada uma ação como esta, diretamente ligada e seriamente comprometida com a memória dos gaúchos, destaca a secretária Mônica Leal. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) acompanhou todo o processo, desde os levantamentos iniciais e o projeto de restauro, até a execução da obra.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de São Borja e tem o patrocínio da AES Sul - Distribuidora Gaúcha de Energia, através da LIC. A produção cultural é da Lahtu Sensu e Cida Planejamento Cultural.
João Goulart nasceu em São Borja em 1º de março de 1919, assumiu a Presidência da República em setembro de 1961, foi deposto pelo golpe militar de março de 1964 e morreu no exílio, na Argentina, em 6 de dezembro de 1976. Seus restos mortais estão enterrados em São Borja, assim como os de Getúlio Vargas e Leonel Brizola.