Mestre queijeiro italiano ministra curso em Montenegro
Publicação:
O mestre queijeiro italiano Maurizio Marchese está ministrando curso no Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam), administrado pela Emater/RS-Ascar, desde o dia 5. Nesta sexta-feira (9), acontece a última aula com Marchese, mas o curso segue até o dia 21 de julho.
Os 30 alunos, todos gaúchos com cidadania italiana, fizeram a sua inscrição em janeiro e iniciaram as aulas em março, com 450 horas, sendo inicialmente 250 horas de aula teóricas em Porto Alegre, 100 horas de estágio em instituições e agroindústrias na Itália e 100 horas de prática na fabricação de lácteos no Cetam. Em Montenegro, é realizado o processamento de queijos típicos da região da Sicília, na Itália.
As atividades fazem parte do Projeto Agriquality, financiado pelo governo da Itália, para a formação de técnicos para a produção de qualidade no setor de laticínios. Em sua primeira edição no setor agropecuário, aqui no Rio Grande do Sul, a iniciativa é organizada pelo Instituto Corfilac, que oferece apoio técnico e de pesquisa para certificação de queijos no sistema Denominação de Origem de Produto (DOP) e pela Associação Italiana das Famílias Emigrantes (Anfe), com apoio da Associação Cultural Italiana do RS (Acirs).