Metroplan apresenta sistema de integração de bilhete único em evento na Capital
Publicação:
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e a Secretaria das Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), apresentarão, nesta terça-feira (21), em Porto Alegre, detalhes sobre o sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte. Os participantes serão prefeitos da Região Metropolitana, secretários de planejamento, representantes da Trensurb e empresas de transporte.
De acordo com o diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher, um dos diferenciais do bilhete único para o Rio Grande do Sul, está na abrangência do sistema de integração, um dos maiores do Brasil. Os 32 municípios da Região Metropolitana e a Capital estarão integrados tecnologicamente em um bilhete único.
A segurança da informação, os procedimentos operacionais, a transferência de tecnologia, e a certificação digital serão apresentados no evento. O modelo será apresentado aos gestores públicos e contará com especialistas, pioneiros na implantação da bilhetagem eletrônica em outros países.
Outras vantagens do modelo proposto são o controle das isenções para os usuários e a eliminação de fraudes, pois a tecnologia proporciona ao gestor público a centralização e o acesso a todas informações, desde a gestão dos processos operacionais até os processos financeiros e tributários.
A Metroplan estima que 5% de todas as passagens vendidas antecipadamente não sejam utilizadas. Esse dinheiro não é devolvido ou reembolsado. Quanto ao abastecimento do cartão o modelo de tecnologia pressupõe condições de que a população tenha amplo acesso aos pontos de recarga, em pequenos varejos como, bancas de jornais, farmácias, agências bancarias, lotéricas, internet, celular e todos os pontos de acesso aos entroncamentos modais como estações do trensurb, metrô, BRTs.
Texto: Cristina Adami
Edição: Redação Secom