Metroplan e Ufrgs viabilizam implantação do ônibus a gás
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Foi assinando, nesta terça-feira (10), convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Metroplan, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), para a viabilização da operação de uma unidade experimental de ônibus a gás natural veicular (GNV). O Projeto GasBus é uma atividade de pesquisa em desenvolvimento na Ufrgs, em parceria com a Petrrobras desde abril de 2003 e, fará interface técnica com a Metroplan. Conforme o superintendente Nélson Lídio Nunes, a Metroplan autorizará, a partir de setembro, a operação em linhas comerciais de um ônibus adaptado, entre Alvorada e Porto Alegre. Caberá à Ufrgs, em conjunto com a Empresa Soul, executar os testes de campo para gerar dados em tempo real para serem comparados com as planilhas da Metroplan. Durante o ato de assinatura do convênio, o secretário Alceu Moreira, evidenciou a importância do estudo técnico, que poderá influir em uma tarifa menor para o usuário. O transporte público tem levado parcela da população para as periferias e dificultado o acesso aos serviços e ao emprego, precisamos interferir nesse processo, usando todo o potencial de pesquisa que nossa universidade, já em diversas oportunidades, demonstrou em outros estudos. Alceu Moreira, também registrou a necessidade de um outro convênio para aprofundar os estudos sobre a travessia fluvial entre Porto Alegre e Guaíba. Em seu discurso, a reitoria da Ufrgs, Wrana Panizzi, afirmou da importância de disponibilizar o conhecimento científico produzido pela universidade para os agentes que produzem políticas públicas. Essa interface é fundamental para não perdermos recursos, hoje tão escassos. Esse tem sido o papel histórico desta universidade, um compromisso de colaborar nos projetos públicos, acertar o alvo certo, e com isso buscarmos o caminho da inclusão social. Assinaram também o convênio pela Metroplan, o diretor de Transportes, Francisco Schreinert, o diretor administrativo, Oswaldo Cauduro de Souza e o coordenador do projeto pela Ufrgs, professor Wilson João Batista. O Projeto do GasBus adota um motor de combustão interna, em ciclo Otto e cilindros de armazenamento de gás natural veicular em material composto. Os estudos estão sendo desenvolvidos dentro da Escola de Engenharia da Ufrgs com a participação dos Departamentos de Engenharia Mecânica, Metalurgia e Produção e Transporte.