Ministro do Trabalho apresenta portal Mais Emprego em Porto Alegre
Publicação:
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve, nesta segunda-feira (28), na agência FGTAS/Sine Montaury, da Capital gaúcha, para lançar oficialmente o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho. O sistema foi instalado, em dezembro de 2010, nas 63 unidades informatizadas do órgão no Estado.
No local, Lupi foi recebido pelo secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, e pelo presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Heitor Gularte. Logo após, o ministro atendeu o trabalhador Renato Conceição de Oliveira, 40 anos, desempregado há cerca de um mês e meio, encaminhando-o a uma vaga de porteiro.
Ao salientar a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela presidente Dilma Rousseff em linha com o Governo do Estado, Luís Augusto Lara, destacou que a FGTAS está passando por um período de reestruturação e conta com um quadro funcional reduzido em função de aposentadorias. Em função disso, de acordo com o secretário, o Governo autorizou a realização de concurso público para a contratação de pessoal. Nós temos condições de dobrar o atendimento da população, garantiu, destacando que a Fundação passa por um momento de valorização.
Já o ministro Lupi disse conhecer as dificuldades enfrentadas. O Rio Grande é o Estado que tem maior capacidade de eficiência humana, com um povo trabalhador, afirmou, ressaltando que o Mais Emprego é um portal de atendimento ao trabalhador que faz o seu cadastro para intermediação ao emprego, encaminhamento a vagas de trabalho, e encaminhamento ao Seguro-desemprego, entre outras ações com informações interligadas. Lupi anunciou que, até o final do ano, o portal será expandido para todo o País e que a qualificação profissional também será ofertada pelo serviço público.
Estiveram presentes, na ocasião, o deputado Gilmar Sossella, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon, o deputado estadual Alceu Barbosa, os deputados federais Assis Melo, Giovani Cherini e Vieira da Cunha, o secretario do Esporte e Lazer Kalil Sehbe, o diretor da Dataprev, Rogério Mascarenhas, o prefeito de Osório e presidente estadual do PDT, Romildo Bonzan, o superintendente Regional do Ministério do Trabalho/RS, Heron de Oliveira, diretores e técnicos da STDS e da FGTAS.
Foto: Sílvio Williams/Secretaria do Trabalho