Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Missão governamental à Alemanha busca investimentos para o estado

Publicação:

Comitiva à Europa
Comitiva, liderada por Sartori, terá uma série de compromissos com vistas a potencializar o intercâmbio com os países europeus - Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

A primeira etapa da missão governamental à Europa, entre este domingo (16) e o próximo dia 21, começa pela Alemanha, com agenda para o fortalecimento das relações do Rio Grande do Sul com os estados da Renania Palatinado e Baden Wurttemberg. Os integrantes participam também do 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que segue até o dia 18, em Weimar, no estado da Turíngia. 

Liderada pelo governador José Ivo Sartori, a comitiva terá a participação de secretários de Estado, líderes empresariais, dirigentes de entidades e de federações, representantes da Assembleia Legislativa e de veículos de comunicação. 

Estão programadas agendas também na França (em Paris), na quinta-feira (20) e na Itália (Veneza), na sexta (21), quando se inicia o retorno do grupo.  "É uma política de Estado para que possamos mostrar o potencial e as oportunidades do Rio Grande do Sul", resume o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. 

Encontro Brasil-Alemanha

O Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). O evento é anual e ocorre alternadamente no Brasil e na Alemanha, para intensificar as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica. 

Em sua 34ª edição, a programação contempla painéis e fóruns sobre temas como políticas econômicas e comerciais, oportunidades de negócios, compras governamentais, saúde, política industrial, estratégias para engenharia mecânica no Brasil, segurança e defesa, infraestrutura, mobilidade urbana e indústria ótica. 

Negócios

Encontros de negócios e visitas técnicas a empresas dos segmentos ótico, logístico e farmacêutico também integram a agenda. O primeiro deles, com  representantes alemães, ocorre neste domingo (16), em jantar oferecido pelo Ministério de Economia, Ciência e Sociedade Digital da Turíngia.  

Na segunda-feira (17), Sartori participa da abertura do Encontro Brasil-Alemanha e da inauguração do estande do Rio Grande do Sul. A agenda do governador prevê ainda encontro com o ministro da Economia e Ciência, Wolfang Tiefensee. Sartori e representantes do Executivo estadual também se reúnem com integrantes do governo do Estado da Saxônia. Em março, o secretário Fabio Branco participou de encontros para estreitar relações nos setores de energias renováveis, meio ambiente e agricultura na Saxônia.  

A Turíngia é considerada centro mundial da indústria ótica e se destaca pela produção nos setores automotivo e de componentes, engenharia mecânica e de automação, ótica e optoeletrônica, tecnologia da informação e da comunicação, nanotecnologia e sensores, produtos alimentícios e no segmento de plástico. 

Em 2017, o 35ª Encontro Brasil-Alemanha será em Porto Alegre, entre 12 e 14 de novembro, na Fiergs, reunindo líderes políticos e empresariais dos dois países. A expectativa, conforme o secretário Branco, é que pelo menos 500 empresários alemães venham à capital e possam estabelecer parcerias e firmar novos investimentos no Rio Grande do Sul. 

Pesquisa e tecnologia

Para terça-feira (18), em Mainz, na região de Baden Wurtenberg, está programada uma reunião do governador com a secretária da Economia, Agricultura, Transporte e Vitinicultura, Daniela Schmitt, e a gerente do Departamento Internacional da Câmara de Comércio e Indústria de Mainz, Jana Lovell. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do Brasil e responde por cerca de 90% do total nacional, conforme o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Em terras gaúchas, existem em torno de 15 mil propriedades vitícolas, que abrangem área total de 40 mil hectares. A maior parte delas está localizada na Serra e na Região da Campanha, na Metade Sul. 

Na tarde da terça-feira haverá também uma visita ao Instituto Fraunhofer de Microtécnica - a pauta será cooperação entre Frauhnofer e Rio Grande do Sul, via Cientec. Os integrantes da comitiva conhecerão ações desse instituto na área médica, como microfluídos, sondas e sensores técnicos, tecnologia em nanopartículas e tecnologias do futuro. 

A agenda da quarta-feira (19) será em Karslruhe, onde o governador e integrantes da comitiva visitam o Instituto de Tecnologia - KIT. Serão abordadas parcerias existentes entre o instituto, a Ufrgs e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) nas áreas de eletroeletrônica, tecnologia da informação e pesquisa de materiais, e analisadas as possibilidades de ampliação dos convênios. Logo após, será feita uma visita ao projeto-piloto de transformação de biomassa em energia. O deslocamento da comitiva para a França ocorre nesse mesmo dia. 

Relação entre Alemanha e Rio Grande do Sul

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) indicam que as exportações para a Alemanha em 2015 chegaram a US$ 354,49 milhões e que aquele país é o 12º destino da produção do Rio Grande do Sul. Tabaco, itens manufaturados de calçados, condensadores elétricos e itens dos complexos coureiro-calçadista e de carnes estão entre os que lideram o ranking de produtos exportados. A Alemanha é o sexto país na origem das importações gaúchas, que em 2015 atingiram US$ 387,7 milhões. A compra de fertilizantes, de peças e acessórios de veículos, ferramentas pneumáticas e de borracha sintética estão na lista dos produtos comprados pelo estado do país europeu. 

Os integrantes do governo do Estado que integram a comitiva terão as despesas pagas pelos respectivos órgãos. Já os representantes das entidades e de veículos de comunicação custearão seus gastos com passagem, alimentação e hospedagem.

CLIQUE AQUI para acessar agenda oficial.  


Texto: Eliane Iensen
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul