Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Missão governamental na Argentina termina com reforço à integração regional

Publicação:

Missão Buenos Aires   Entrega de convite Expointer
No último dia da missão, comitiva gaúcha entregou convite ao presidente da Sociedade Rural Argentina para a Expointer 2023 - Foto: Maurício Tonetto/Secom

A missão do governo gaúcho a Buenos Aires terminou no domingo (30/7) com a entrega ao presidente da Sociedade Rural Argentina, Nicolás Pino, de convite para a edição deste ano da Expointer. A comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite realizou uma série de agendas na Argentina ao longo dos últimos quatro dias.

Além de reuniões com representantes do governo argentino, entre eles o presidente Alberto Fernández, Leite participou de audiências com empresários e líderes setoriais. O objetivo da missão foi reforçar a integração com a Argentina, já que o Rio Grande do Sul é, atualmente, o principal destino das exportações do país no Brasil.

“Voltamos dessa viagem com boas notícias. Teremos uma oferta maior de assentos nos voos de Porto Alegre a Buenos Aires a partir de outubro, o que vai ajudar na integração. Também estamos negociando com a empresa Mercado Livre a instalação de um novo centro de distribuição no Rio Grande do Sul”, destacou o governador. “Além disso, estamos trabalhando para que o gasoduto de Vaca Muerta chegue ao Brasil por Uruguaiana. São ações importantes na defesa dos interesses do Rio Grande do Sul.”

No domingo, além de apresentar a Expointer e se reunir com o presidente da Sociedade Rural Argentina durante a Expo Rural, de Palermo, Leite visitou a feira, que é um dos eventos mais tradicionais do agro no país. A partir desta segunda-feira (31/7), o governador reassume o cargo no Palácio Piratini.

Também participaram da missão governamental os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e dos secretários-adjuntos de Comunicação, Alexandre Elmi, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul