Missão técnica a Cuba dá continuidade a projeto de cooperação na Agricultura
Publicação:
Representantes do Governo do Estado iniciam a partir deste domingo (1º) missão técnica a Cuba. A viagem é uma continuidade do projeto de cooperação descentralizada entre o Rio Grande do Sul e a ilha caribenha na área da Agricultura, e representa um dos desdobramentos do processo de aproximação iniciado em 2012. A comitiva gaúcha cumpre agenda no país até 9 de setembro.
De acordo com a assessora de Assuntos Institucionais da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Andréia Nunes Sá Brito, a missão sinaliza a segunda etapa do projeto bilateral na área agrícola. Neste segundo momento, especialistas gaúchos e representantes das instituições interlocutoras irão se reunir em Cuba para assinar acordos institucionais, instalar unidades demonstrativas de produção e capacitação, e planejar ações futuras em cada área, ressaltou.
O projeto, que terá duração de um ano, é um dos resultados das missões governamentais realizadas a Cuba em 2012, tendo como principal objetivo o fortalecimento da cooperação interinstitucional de longa duração o RS e a ilha. Na primeira etapa, um grupo de dez especialistas cubanos permaneceu no Estado por 53 dias, em março deste ano, conhecendo a experiência gaúcha nas organizações sociais, formas de manejo e tecnologias nas cadeias produtivas do arroz, leite e nos processos agroindustriais de frutas nativas e hortaliças.
Além da oferta de conhecimento, buscamos a colaboração de Cuba para incremento em nossos sistemas de produção agrícola de base ecológica, informou, destacando a expertise cubana na agricultura sustentável. Por isso, também será trabalhada durante esta missão, a possibilidade de acordos para instalação de biofábricas no Estado e a constituição de um curso de pós-graduação binacional em nível de mestrado voltado para agroecologia, tendo como principal público-alvo os agentes de extensão rural do RS, disse.
Andreia irá liderar a comitiva integrada ainda por representantes do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), e Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O projeto do grupo de trabalho na área da Agricultura foi articulado entre as instituições, com apoio e orientação da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri).
Texto: Letícia Kiraly
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305