Moacyr Scliar é lembrado em homenagem da Secretaria da Cultura
Publicação:
A Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo Memorial do RS, realizou uma homenagem ao escritor Moacyr Scliar, na noite dessa terça-feira (29). O secretário Assis Brasil abriu o evento e, emocionado, falou sobre sua amizade com Scliar.Ainda é difícil aceitar a ausência física do Moacyr entre nós. Ele era ímpar. Muito breve deveremos anunciar a criação de um grande prêmio literário com seu nome, disse o secretário.
A mesa redonda Moacyr, um gaúcho transcultural , coordenada pela assessora cultural do Memorial e professora, Débora Mutter, buscou mostrar diferentes facetas do escritor, retratadas por quem conviveu com Scliar. Dr. José Camargo, médico, professor universitário e membro da Academia Nacional de Medicina, falou sobre a paixão de Scliar pela medicina e seu tempo como médico do escritor.
Zilá Bernd, professora universitária, falou de seu livro sobre o escritor, O Viajante Transcultural. Cláudia Laitano, jornalista e escritora, retratou Moacyr Scliar por meio de seus feitos como cronista e jornalista. Ruben Oliven, antropólogo e professor universitário, buscou mostrar um lado mais familiar do escritor. Fabio Prikladnicki, jornalista e doutorando em Letras, enfatizou as obras de Scliar que retratam o judaísmo.
A homenagem contou com a presença de Judith Scliar, viúva do escritor, que recebeu das mãos do presidente da Fundação Cultural Piratini, jornalista Pedro Osório, um acervo da TVE e FM Cultura com participações de Moacyr Scliar. Este acervo também foi presenteado ao Memorial do RS. Dirceu Rodrigues, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRGS) aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do Prêmio Moacyr Scliar, que será entregue pela instituição em junho.
Texto: Cristina Piccoli
Fotos: Divulgação Sedac
Edição Palácio Piratini (51) 3210.4305