Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Modelo de gestão escolar do Estado chega aos EUA

Publicação:

O diretor da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, Danclar Jesus Rossato, participa entre 27 de outubro e 9 de novembro, de um intercâmbio em Washington, nos Estados Unidos. Neste encontro, concedido pela organização do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, serão apresentadas as ações de gestão administrativa e pedagógica realizadas na escola gaúcha. Localizada em Santa Maria, a escola estadual foi reconhecida neste ano como referência em gestão no Estado. Durante a atividade, o diretor Danclar Rossato conhecerá a realidade de algumas escolas norte-americanas.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar tem como objetivo destacar e reconhecer em cada Estado e no país, as escolas referência em gestão escolar. O prêmio foi criado em 2004, sendo coordenado em todo país pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco e Fundação Roberto Marinho. A iniciativa conta com o apoio da Embaixada Americana, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau, Petrobrás e Compromisso Todos pela Educação.

O projeto de gestão elaborado pela direção transformou o espaço escolar em local de atividades sociais e de integração com a comunidade, como o projeto Escola Aberta, realizado nos finais de semana. Além disso, a direção conscientizou os estudantes em relação à importância da preservação do patrimônio escolar, proporcionou ações de inclusão social e digital e integrou a comunidade escolar. O projeto foi selecionado a partir da análise e visitação à escola, realizada pelo comitê estadual de avaliação da premiação.

Para o diretor Danclar Jesus Rossato, o modelo de gestão tem contribuído para que a escola se torne um espaço para toda a comunidade. Acredito que a escola deve integrar todos, não sendo somente um espaço onde são ensinadas as disciplinas, mas também um local onde alunos, professores, pais e integrantes da comunidade em geral possam socializar por meio de ações desenvolvidas tanto nos dias letivos, quanto nos finais de semana, explica.

A integrante do Círculo de Pais e Mestres da escola, Neusa Salete de Quadros, destaca a inclusão de toda a comunidade escolar nas ações de melhoria da escola. Um dos aspectos que considero importante e positivo foi à implementação de uma gestão democrática. Desta forma a direção possibilitou a participação ativa de toda a comunidade escolar no desenvolvimento de projetos que beneficiam a escola, declarou.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul