Molhes da barra de Rio Grande terão qualificação e um memorial
Publicação:
Após a obra de ampliação dos molhes da barra, realizada pelo Governo Federal, o Porto do Rio Grande ficou responsável pelo cuidado da estrutura dos molhes, considerado um dos mais importantes pontos turísticos do Litoral Sul, por suas belezas naturais, espécies marinhas e grandiosidade. O superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, diz que o espaço dos molhes sempre foi uma atração turística não planejada, e que agora deverá ser qualificado e receber um memorial.
Os molhes são um espaço de visitação pública que as pessoas faziam de forma voluntária. A idéia agora é realizar o processo de qualificação dos molhes, em conjunto com os vagoneteiros e a ong Núcleo de Estudos Ambientais (Nema), ressalta ele. O trabalho deve ser de sustentabilidade ambiental, sócio-econômica e turística, que resgate a história da construção dos molhes da barra, contada através de fotos e textos que remontam desde a concepção até a construção efetiva nos dias de hoje. A idéia é utilizar o local do antigo farol para a construção deste memorial, afirma Dirceu.
Segurança e orientação
Conforme ele, o projeto busca zelar pela segurança dos visitantes, por isso haverá um processo de orientação dos passeios, entrega de folders com instruções, e informações serão distribuídas permanentemente, chamando a atenção de quem usa este bem para os aspectos de educação ambiental e segurança. O desenvolvimento do projeto deverá ser discutido com todos os envolvidos, para que este seja um espaço de visitação e conhecimento público das belezas de todo conjunto dos molhes leste e oeste.
Os vagoneteiros, responsáveis pelo passeio, serão de extrema importância para a realização plena do projeto. Todos deverão participar, seja no processo de capacitação, na questão do aprendizado de outras línguas, atendimento à população, melhorias nas vagonetas, que são seu instrumento de trabalho, e nas condições para que permaneçam fazendo seu trabalho. Eles são fundamentais para que o processo tenha êxito, concluiu o superintendente do Porto de Rio Grande.
Obras de engenharia
Os molhes da barra de Rio Grande, considerados uma das maiores obras de engenharia oceânica do mundo, foram construídos para dar segurança à navegação. Os molhes são constituídos por dois quebra-mares, construídos por gigantescas pedras que avançam sobre o Oceano Atlântico. São 4,6 km no molhe leste, em São José do Norte, e 3,8 km no molhe oeste, localizado em Rio Grande.
Texto: Daiane Roldão
Foto: Assessoria de Comunicação/Porto de Rio Grande
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305