Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mônica Leal participa de traslado dos restos mortais de David Canabarro

Publicação:

O Cemitério da Santa Casa sediou, na manhã desta segunda-feira (25), a cerimônia de traslado dos restos mortais de David Canabarro, que serão levados para Santana do Livramento. A secretária da Cultura, Mônica Leal, representou a governadora Yeda
Mônica Leal participa de traslado dos restos mortais de David Canabarro

O Cemitério da Santa Casa sediou, na manhã desta segunda-feira (25), a cerimônia de traslado dos restos mortais de David Canabarro, que serão levados para Santana do Livramento. A secretária da Cultura, Mônica Leal, representou a governadora Yeda Crusius.

Em seu pronunciamento, Mônica Leal destacou a importância do ato. Esta manutenção da memória é uma demonstração de respeito aos nossos heróis, especialmente a David Canabarro, esta figura significativa, por seus ideais libertários. Cabe a nós divulgar isto, pois um povo sem memória não tem história, disse a secretária. Ao mencionar que Canabarro lutou pelas causas do Estado por condições de igualdade junto à União, Mônica Leal lembrou que a boa política se faz por causas.

O ato contou com a presença do prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Oscar Grês, do representante do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Ivo Ladislau, do capitão Luís Antônio Zinga Jr., do brigadeiro Paulo Roberto de Carvalho Ferro, que preside a Liga da Defesa Nacional, do tetraneto do herói farroupilha, Luiz Clóvis Fernandes, e de sua familiar Natalina Cardoso.

Homenagem

No local em que os restos do general farrapo descansaram por 61 anos, 38 cavalarianos, com as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, do município de Santana do Livramento e do Grupo Cavalgada Santanense, aguardavam pela retirada da urna, que seguiu para o Parque Harmonia, onde o grupo está acampado desde ontem.

Nesta terça-feira (26), será acesa a centelha da Chama Crioula, em São Leopoldo, de onde partirá para a querência definitiva escolhida por David Canabarro. Foi onde ele passou parte de sua vida e morreu, aos 71 anos. Os tradicionalistas percorrerão 590,7 quilômetros de viagem, que terá duração de 14 dias e terminará dia 14 de setembro, na Casa de Cultura David Canabarro.

Fazem parte da comitiva três mulheres brigadianas e Gilda Rodrigues, cujo avô, João Antônio Rodrigues, o Tio Nico, iniciou o movimento tradicionalista em Santana do Livramento, no piquete montado para esperar a chegada de Getúlio Vargas.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul