Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mostra Científica das escolas estaduais gaúchas entra na etapa regional

Coordenadorias regionais têm até agosto para selecionar os trabalhos que avançam para a fase estadual

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrita a palavra Educação ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um chapéu de formando sobre dois livros. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Mostra Científica das escolas da rede estadual entra, no início desta semana na etapa regional após apresentações em todas as escolas no primeiro semestre. Com o objetivo de fomentar a iniciação científica e incentivar a integração entre diversas áreas do conhecimento, o tema deste ano é: Sustentabilidade e tecnologia para transformar

A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: ensino fundamental I (anos iniciais), ensino fundamental II (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e ensino médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos). Na primeira etapa, todas as escolas gaúchas classificaram um trabalho. Agora, cada Coordenadoria Regional de Educação irá selecionar um trabalho de cada categoria para a fase estadual.

A edição 2023 da Mostra Científica é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sicat). A escolha do nome Mostra Científica não restringir os trabalhos às ciências da natureza. Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.

"Elaborar projetos que proponham soluções para os problemas e desafios relacionados à realidade da comunidade escolar, trazendo temáticas relacionadas à diversidade, à cidadania, ao meio ambiente e à inovação é de extrema importância por várias razões. Essa abordagem permite engajar os estudantes em um aprendizado significativo e relevante, além de proporcionar benefícios tanto para a comunidade escolar quanto para a sociedade como um todo”, explica a servidora da Seduc, Letícia Grigoletto.

Fase estadual

Encerrada a etapa regional, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação da Seduc vai ativar os ecossistemas de inovação do estado a fim de melhorar os projetos para a fase estadual da mostra, que será realizada em novembro e terá como participantes da comissão julgadora a titular da Seduc, Raquel Teixeira, e a titular da Sict, Simone Stülp.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul