Mostra de fotos Nosso Pampa Desconhecido será instalada no Aeroporto Salgado Filho
Publicação:
A exposição fotográfica Nosso Pampa Desconhecido ficará no saguão do andar de desembarque do Aeroporto Salgado Filho, entre os próximos dias 17 a 30 de janeiro. Nosso Pampa Desconhecido reúne 36 fotografias e painéis informativos, que apresentam as peculiaridades naturais e culturais do Bioma Pampa. As imagens são do fotógrafo Adriano Becker. Os textos e as legendas são dos pesquisadores Luiza Chomenko e Glayson Bencke, do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Fundação Zoobotânica (FZB) do Rio Grande do Sul. A mostra integra o projeto RS Biodiversidade, do Governo do Estado.
Bioma Pampa
O Bioma Pampa, no Brasil, só existe na Metade Sul do Rio Grande do Sul. Ele também é encontrado no território da Argentina, Paraguai e Uruguai. No total, são 760 mil quilômetros quadrados. Das 136 ecorregiões do planeta, identificadas como exemplos da diversidade de ecossistemas do mundo, 35 são de campos e savanas.
Vivem no Pampa cerca de três mil espécies de plantas diversas, 450 gramíneas, 150 leguminosas, 480 aves e 90 mamíferos. Algumas plantas e animais são endêmicas, ou seja, não existem em outra região do planeta. De todas as espécies de mamíferos e aves do Rio Grande do Sul, 12% vivem somente em campos e muitas outras ocupam esse ambiente de uma maneira não exclusiva.
RS Biodiversidade
O projeto Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (RS-Biodiversidade), a ser financiado pelo Global Environment Facility (GEF) por meio do Banco Mundial, é uma política de governo abrangendo um conjunto de ações que tem por objetivo promover a conservação e a recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vistas ao desenvolvimento regional. Envolverá 33 municípios do Rio Grande do Sul.
O projeto tem a doação de US$ 5 milhões do GEF por meio do Banco Mundial, com contrapartida de US$ 6,1 milhões por parte do Governo do Estado tendo como executores a FZB, FEPAM, EMATER e SEMA as quais atuarão em conjunto com inúmeras outras instituições nacionais e internacionais. Mais informações: www.biodiversidade.rs.gov.br/.
Texto: Daniel Hammes
Foto: Adriano Becker
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305