Mujica desembarca na Capital e recebe homenagem no Palácio Piratini
Publicação:
Acompanhado de ministros e empresários, o presidente do Uruguai, José Mujica, desembarcou nesta terça-feira (8), às 14h, na Capital e foi recebido no Aeroporto Salgado Filho pelo governador Tarso Genro. A comitiva cumpre roteiro de dois dias em solo gaúcho. Além de estreitar laços com o RS, a missão uruguaia visa o fortalecimento da indústria naval daquele país em parceria com os gaúchos. À tarde, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, Mujica - que visita o Estado a convite do Executivo - receberá a medalha Ordem do Ponche Verde no Grau Grã Cruz. Em seguida, concede entrevista coletiva. Os dois eventos serão transmitidos neste site pela TV Piratini. Jornalistas credenciados para o evento devem chegar com 30 minutos de antecedência.
A Educação, meio ambiente, cultura, segurança e infraestrutura irão nortear as reuniões entre as autoridades. Do encontro com a missão uruguaia, Tarso Genro espera consolidar a política de integração das fronteiras e ampliar a cooperação em setores essenciais dos países. No dia 9, às 9h, a delegação uruguaia deve participar de seminário na Fiergs. Mais do que estreitar as relações entre os governos, a reunião servirá para aprofundar a relação entre os países e projetar o desenvolvimento conjunto da região.
Assessor de Cooperação e Relações Internacionais do RS, Tarson Nuñez afirma que a parceria com o governo brasileiro é fundamental para a manutenção do crescimento da economia uruguaia. O objetivo é passar da integração comercial para um processo de integração produtivo, evitando que as indústrias - uruguaias e brasileiras - concorram entre si. O Mercosul elimina fronteiras e nos expõe a uma concorrência. Queremos criar um ambiente onde haja uma associação de interesses de empresas gaúchas, uruguaias e argentinas, de maneira que se tenha uma complementaridade e não uma competição, destaca.
Texto: Felipe Samuel
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305