Mulheres se unem em conferência para indicar prioridades em políticas públicas femininas
Publicação:

Centenas de mulheres participaram, nesse sábado (7), da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, no Centro Social e de Treinamentos do Banrisul, na zona sul de Porto Alegre. Promovida pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e o Fórum Estadual da Mulher, a Conferência tem como objetivo deliberar sobre as prioridades do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e enviar propostas à Conferência Nacional.
O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, disse na abertura que a primeira vitória da conferência foi a organização feita com base no diálogo. Faccioli comprometeu-se com o que chamou de "transposição" das deliberações da conferência em ações que venham a beneficiar as mulheres na ponta do sistema.
A diretora do Departamento de Política para as Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Salma Farias Valêncio, disse que, acima de qualquer divergência, existe o compromisso com a causa da mulher. "Nenhuma política pública para a mulher foi extinta no Estado. A incorporação à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos está permitindo a continuidade e o fortalecimento das políticas, que ganharam status de prioridade de governo, como no caso da Rede Lilás. Estamos fazendo as políticas saírem do papel, numa construção real", concluiu.
A conferência contou com a participação do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, da cantora e deputada estadual de São Paulo Leci Brandão, da presidente do Fórum Estadual da Mulher, Telia Negrão, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra, da presidente do Conselho Nacional da Mulher, Silvana Conti, e da representante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Tatau Godinho, entre outras autoridades e lideranças ligadas a entidades da sociedade civil.
Ao final da solenidade de abertura, as mulheres fizeram uma homenagem póstuma à ex-secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul Márcia Santana. Familiares da ex-secretária foram cumprimentados e ouviram muitas mensagens de carinho e reconhecimento pelo trabalho realizado por Márcia Santana em favor das mulheres.
Texto: Ascom/SJDH
Edição: Rui Felten/Secom