Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Multipalco entrega aos gaúchos as primeiras obras do complexo cultural

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 01.10.14: Entrega da Sala de Música Gerdau do multipalco do Teatro São Pedro. Na foto Dona Eva Sopher. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Estão concluídas a Sala da Música Gerdau, a subestação transformadora e as instalações hidrossanitárias, elétrica, lógica e - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O Dia Internacional da Música, celebrado nesta quarta-feira (1°), foi a data escolhida para marcar a finalização das primeiras etapas das obras do complexo cultural Multipalco, junto ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Foram entregues a Sala da Música Gerdau, a subestação transformadora e as instalações hidrossanitárias, elétrica, lógica e anti-incêndio. Estiveram presentes o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, a presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, e o coordenador-geral do Multipalco, José Roberto Diniz de Moraes. A cerimônia contou com as apresentações da Escola de Música Sol Maior e da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP).

A Sala da Música Gerdau recebeu um investimento de R$ 1, 6 milhão, patrocinado integralmente pela empresa Gerdau. O espaço contempla um salão principal, quatro salas anexas para estudos individuais, sala para guardar instrumentos musicais, musicoteca e dois camarins.

Durante a cerimônia, José Roberto Diniz de Moraes ressaltou as características tecnológicas disponíveis na sala. As paredes são revestidas por painéis acústicos em MDF resistentes a chamas e que impedem a passagem de som, as cortinas pesadas, também para acústica, a iluminação controlada por dimmers para variar a intensidade da luz e o piso assentado em lã de pedra.

"O conforto acústico é essencial para que o produto musical seja realmente de qualidade. Não conheço outra sala como essa no Brasil, talvez ainda vá existir”, disse Moraes.

Idealizadora do Multipalco, Eva Sopher agradeceu o apoio da família Gerdau para a construção do espaço que será usado por milhares de pessoas. "A Sala de Música Gerdau será utilizada pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro que já existe há 30 anos e pela primeira vez terá uma sede. Além disso, será um espaço para criação, experimento e apresentações”, disse.

A subestação de energia do Multipalco foi patrocinada pela CEEE com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), de 1,8 milhão. Atendendo também ao Theatro São Pedro, a subestação de energia do Multipalco possui carga instalada de 2,4kVA e dois geradores com capacidades de 380kVA e de 275kVA. A subestação conta também com um duplo sistema de alimentação que possibilita maior confiabilidade e segurança ao fornecimento de energia.

"O apoio efetivo do governo tornou possível abrir esse magnífico espaço com condições acústicas primorosas que vai se incorporar aos espaços do Rio Grande do Sul. Estamos muito felizes por estar comemorando juntos esse momento”, afirmou Assis Brasil.

As instalações hidrossanitárias, elétrica, lógica e anti-incêndio, também concluídas, são essenciais para o funcionamento dos espaços do Multipalco, integrando o Theatro São Pedro ao complexo cultural. A partir de agora os comandos passaram a ser unificados e permitirão uma manutenção mais eficaz. A obra foi patrocinada pela Petrobras, através do investimento direto de R$ 2,5 milhões.

Na cerimônia, foram descerradas placas de agradecimento à CEEE, Gerdau e Petrobras. Para Eva Sopher, o Multipalco, quando finalizado, será uma obra reconhecida não só pela cidade e o Estado, mas pelo país. "Que eu saiba, não existe no mundo uma casa centenária projetada para no futuro manter-se no centro da Capital e que tenha conseguido dez terrenos do lado para modernizar-se, como temos aqui. O Theatro São Pedro e o Multipalco são motivos de alegria pra mim."

Sobre o Projeto Multipalco
O Multipalco, juntamente com o Theatro São Pedro, formará  um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço de mais de 20 mil m² no coração da Capital gaúcha.

O Multipalco, quando finalizado, irá oferecer:

- Praça Multipalco – Localizada na parte mais visível do Multipalco, forma uma praça aberta ao público de 3,35 mil m² ao ar livre, com uma concha acústica de 380 m², restaurante com mesas internas e externas e um palco aberto para pequenas performances.

- Teatro Italiano – Um teatro modelo italiano, localizado no interior do prédio, em construção, irá contar com espaços para abrigar 650 pessoas. Possui ainda 10 camarins para o conforto de artistas e diretores.

- Teatro Oficina Refap – Este espaço, voltado a espetáculos alternativos, acomodará 200 espectadores.

- Sala para a Orquestra Gerdau – Um andar totalmente equipado para abrigar a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro com salas especializadas para ensaios e pequenas apresentações.

- Sala para Corpo de Baile AGCO – Uma sala especial totalmente equipada para ensaios de dança e formação de um corpo de baile permanente no Multipalco.

- Salas para cursos, ensaios, coletivas, palestras e múltiplas atividades para as artes de palco.

- Foyer com quatro lojas e cafeteria para atender ao público frequentador do Multipalco.

- Estacionamento fechado para 240 veículos com acesso à todo o prédio e Theatro São Pedro por elevadores distribuídos em vários pontos do Multipalco (concluído).

Informações para interessados em contribuir com as obras podem ser obtidas aqui.

Texto: Luciana Alcover
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul