Municípios demonstram preocupação pela perda de recursos por falta de projetos

SAAM presta auxílio aos municípios na captação de verba para investimentos

Foto SAAM Camaquã   Jessica
Cidade não recebeu nenhum apoio financeiro da União pela dificuldade em elaborar projetos - Foto: Divulgação SAAM

O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), Rodrigo Lorenzoni, recebeu na tarde dessa quarta-feira (13), comitivas de três municípios do estado: Camaquã, Alvorada e Gramado. Entre as demandas apresentadas, um tema em comum, a perda de recursos públicos para investimentos locais por falta de projetos. Lorenzoni explicou que o foco da secretaria é atuar exatamente neste aspecto “auxiliar na elaboração e fomentar o desenvolvimento econômico e social via essas ações”.

O presidente da Câmara de Camaquã, vereador Fabiano Medeiros, e a diretora da Câmara, Angélica Bianchi, relataram que no último ano a cidade não recebeu nenhum apoio financeiro da União devido às dificuldades que o município tem para elaborar projetos que visem à captação de recursos estaduais e federais.

Foto SAAM Alvorada   Jessica
Reunião com prefeitura de Alvorada - Foto: Divulgação SAAM

O vereador de Alvorada Celmir Martello, em outra reunião, alegou o mesmo problema, “nossa cidade perdeu mais de R$ 1 milhão que poderiam ser investidos para impulsionar nossa economia por falta de projetos”. Além disso, uma série de problemas foi relatada, entre elas a perda de recursos para a construção de creches e para a pavimentação da rodovia Frederico Diehl – ambos os casos por falta de projetos da prefeitura.

“Um dos nossos eixos de trabalho na SAAM é monitorar as oportunidades e recursos disponíveis e canalizá-los aos municípios, para que possam fomentar ações que tenham resultados positivos na ponta, ou seja, diretamente na vida das pessoas. Nosso papel é fazer uma ligação entre as cidades e o Estado e dar suporte para que municípios que não têm condições de elaborar os projetos para captar apoios”, afirmou Lorenzoni.

Gramado

Foto SAAM Gramado   Jessica
Reunião com grupo de Gramado - Foto: Divulgação SAAM
O prefeito e vice-prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci (Fedoca) e Evandro Moschem, respectivamente, acompanhados do vereador Everton Michaelsen e da secretária de Governança, Simone Bender, encaminharam alguns projetos para o secretário Lorenzoni, com intuito de buscar auxílio para garantir a continuidade das obras, além de estabelecer a construção de um diálogo mais próximo com o Estado, para que juntos possam evoluir e desenvolver ações que beneficiem a região.

Texto: Jéssica Barz/ Ascom SAAM
Edição: Léa Aragón/ Secom