Museu de Arte Contemporânea sedia performance da Vai Cia. dentro do projeto Sincronário
Publicação:
Ti(me) ou Teoria Temporal da (Cons)PIRA-ação ou Reflexões de uma Atriz e Possibilidades Políticas é a performance de Sofia Ferreira que ocorrerá no dia 14 de julho (domingo), a partir das 17h, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS), com entrada franca. A ação inserida no projeto Sincronário - o Dia Fora do Tempo - pesquisa sobre os tabus sociais, tendo como base as falsas doutrinas, sexo, medo, materialismo e o tempo que permeia tudo - pode ser acompanhada em tempo real, através do site www.vaiciadeteatro.com.
A performer se desafia a estar em constante (des)equilíbrio. Talvez fale em outras línguas. Talvez fale sobre o tempo. Talvez não pare de falar. Talvez esteja ciente de suas ações. Talvez saiba o que quer com sua proposição performática. Talvez seja ela mesma. Talvez seja apenas uma imagem. É através da Imagem que se forma a identidade? Ou através da Identidade que se forma a imagem? Quem sabe? O que se sabe é que ela estará correndo riscos.
Sincronário
Com três espetáculos premiados em seu repertório - Cara a Tapa, Parasitas e Agora eu Era - a Vai Cia. de Teatro celebra cinco anos com o projeto Sincronário, que questiona até que ponto os tabus nos limitam para agir sobre os nossos desejos, trazendo diferentes visões sobre o tempo. Investiga como se dá a negociação entre a realidade objetiva do cotidiano, seus regimes de verdade e a subjetividade do indivíduo. Realiza uma parceria com a cidade, no ciclo de eventos desdobrado em espaços, dias, perspectivas e artes.
Esta é a quarta performance individual do projeto, que começou com Levanto. Caminho. Me param. Fico, de Vinicius Meneguzzi, em abril, com duração de 24h, na La Photo Galeria. Seguiu com Do Caminho ou Sobre Andar e Perder-se na Estrada ou Trabalho Igual a Força Vezes Deslocamento, de Francisco Gick, que percorreu a pé o caminho de Porto Alegre a Rosário do Sul, em dez dias de junho. Oração à Paladina do Sagrado Ventre Dourado, performance-culto interativa em que Patrícia Soso, dia 6 de julho, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana. Teve ainda a atividade coletiva Lapso: 12 horas de Performance com Artistas Convidados em um Apartamento, em maio.
Serviço:
Dia: 14 de julho de 2013 (domingo), a partir das 17h
Local: Galeria Xico Stockinger do MAC/RS (6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Andradas, 736).
Entrada franca.
A ação será transmitida ao vivo, através do site www.vaiciadeteatro.com.
Texto: Assessoria Casa de Cultura
Edição: Redação Secom