Museu de Arte do RS apresenta primeira grande retrospectiva de Pedro Weingärtner

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) recebe, a partir desta segunda-feira (12), a primeira grande retrospectiva do artista Pedro Weingärtner. A abertura será às 18h. A exposição Pedro Weingärtner - 1853-1929 - Um artista entre o Velho e o Novo Mundo chega à Capital somente com pinturas e poderá ser vista até 13 de junho. Cerca de 90 obras serão expostas nas Pinacotecas do Margs. Depois de Porto Alegre, a mostra, que foi apresentada entre junho e agosto de 2009 na Pinacoteca do Estado de São Paulo, vai para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

A exposição será dividida em três grupos que destacam o trabalho do artista. As obras produzidas durante o período em que o pintor viveu na Europa retratam a juventude romana e cenas campestres europeias. O cenário gaúcho mostra o homem em contato com a terra, com os animais e no comércio. As cenas de festas e bailes mostram as confraternizações realizadas, principalmente, entre os imigrantes alemães.

Com curadoria de Ruth Sprung Tarasantchi, crítica de arte e pesquisadora, a retrospectiva é resultado da parceria entre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Segundo Ruth, a exposição deverá oferecer uma oportunidade inédita de contato com as delicadas jóias da pintura de Weingärtner.

Desde o início envolvido com o projeto, o diretor Cézar Prestes está entusiasmado com a possibilidade de proporcionar o acesso do público às obras de um dos mais destacados artistas brasileiros da pintura de gênero do século 19. Teremos na mostra cinco trabalhos de grande representatividade na obra de Weingärtner, o que nos dá muito orgulho, afirma.

As obras pertencem aos acervos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu Nacional de Belas Artes/RJ, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pinacoteca APLUB de Arte Rio-grandense, além de colecionadores particulares de todo o Brasil e da Pinacoteca de São Paulo.

Sobre o artista
Pedro Weingärtner, pintor gaúcho nascido em Porto Alegre, em 1853, era descendente de imigrantes alemães e passou grande parte da sua vida entre o Velho e o Novo Mundo, realizando uma obra admirável. Morou na Alemanha, nas cidades de Berlim, Munique e Hamburgo e, depois, se mudou para Paris, onde foi aluno de importantes mestres acadêmicos da época. Em Roma, como bolsista do governo brasileiro, concluiu os estudos e consolidou sua formação clássico-romântica, claramente expressa em sua pintura.

Weingärtner é considerado um dos pintores mais representativos do Rio Grande do Sul, no final do século 19. Alguns de seus quadros possuem grande valor documental, porque representam paisagens e costumes regionais.