Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Museu de Arte do RS reúne pintura e fotos de museus franceses em exposições

Publicação:

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) terá nesta semana uma série de atividades alusivas ao Ano da França no Brasil. A partir desta quarta-feira (29), será realizada a exposição Museus Franceses, que reúne trabalhos dos fotógrafos Cacalos
Museu de Arte do RS reúne pintura e fotos de museus franceses em exposições

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) terá nesta semana uma série de atividades alusivas ao Ano da França no Brasil. A partir desta quarta-feira (29), será realizada a exposição Museus Franceses, que reúne trabalhos dos fotógrafos Cacalos Garrastazu, Fernando Bueno, Leopoldo Plentz e Luiz Carlos Felizardo. As fotos poderão ser vistas no Café do Margs, onde a mostra será aberta as 18h.

Em julho, o museu recebe a exposição Um século de Arte na França: 1860-1960, que trará ao Estado obras de Manet, Van Gogh, Monet, Degas, Renoir, Cézanne, Gauguin, Modigliani, Picasso, Matisse, Duchamp, Dalí, Max Ernst, Miró, Coubert, Millet, Léger e Braque, entre outros grandes nomes.

Sobre Rosa Bonheur
O quadro La petite mare dans la plaine et troupeau de moutons foi uma das primeiras aquisições do Museu, em 1957. Rosa Bonheur (1822-1899) foi pintora realista, especialista na representação de animais. Estudou com seu pai, Raymond Bonheur, e expôs regularmente no Salón de Paris a partir de 1841, onde suas pinturas de leões, tigres, lobos tornaram-se muito populares. Ganhou reputação internacional com a obra O leilão de cavalos, de 1853, exposta no Metropolitam Museum de Nova York, com réplica reduzida na National Gallery, Londres.

Sobre Museus Franceses
A exposição é um panorama do olhar de cada artista sobre alguns dos mais importantes museus do mundo. Há imagens no Museu do Louvre, Museu D Orsay, Museu Picasso e Museu Cluny. A época em que cada um visitou a França varia entre os anos de 1991 e 2007. Cada fotógrafo apresenta quatro imagens, abrangendo vários ângulos como cenas arquitetônicas, da captação do observador e a obra de arte, da mescla do antigo com o contemporâneo. A visitação vai de 30 de abril até 31 de maio. O Café do Margs funciona de terça a domingo, das 10h às 19h. A entrada é franca.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul