Museu de Arte do RS se adapta para a exposição Arte na França 1860 - 1960: O Realismo
Publicação:
A exposição Arte na França 1860 - 1960: O Realismo, que esteve em cartaz no Museu de Artes de São Paulo (Masp), até final de junho, chega ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) no dia 14 de julho. Para receber as 120 obras em Porto Alegre, o Margs está adaptando seu espaço e preparando sua equipe. Courbet, Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Cézanne, Balthus, Millet, Dérain, Miró, Dalí e Picasso são alguns dos artistas que integram a mostra comemorativa ao Ano da França no Brasil, um marco nos 55 anos de história do Museu.
O projeto de museografia é coordenado pelo curador francês Eric Corne, que já trabalhou para o Instituto Valenciano de Arte Moderna, da Espanha, e o Museu Berardo, de Portugal, e pelo arquiteto gaúcho Moacyr Kruchin, diretor de Patrimônio do Margs. A escolha é pela neutralidade, tanto na cor das paredes como na iluminação, que é coordenada por Marcos Ribeiro. As obras serão apresentadas em ordem cronológica, formando um percurso pelos dois andares do Museu, em área total de 1.392 metros quadrados.
Um dos principais cuidados do Margs é com o controle de umidade, por isso moderniza o sistema para se adequar ao padrão internacional. Até a abertura da exposição, o Museu funciona em novo horário, das 11h às 19h, e mantém apenas as mostras em cartaz no Café e no Bistrô, além do atendimento normal da loja. Uma equipe especializada reforçará a segurança, integrada por plantonistas e viaturas, para ronda de 24 horas. Através do Edital da Caixa Federal, o circuito de câmeras de vigilância será ampliado e sua central transferida para a parte administrativa do Museu.
Durante o período da mostra, o Margs cobrará o ingresso solidário recolhendo roupas e alimentos que serão destinados ao Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado. Para facilitar o acesso do visitante, montará na parte externa uma estrutura com guarda-volumes, detectores de metais e posto para arrecadação das doações. Uma lista com objetos que não podem entrar no Margs será divulgada, conforme o padrão dos museus internacionais. As secretarias estadual e municipal de Turismo distribuirão folhetos sobre a exposição em diversos pontos da cidade. Preocupado com a recepção, o Museu disponibilizará ao público atendentes bilíngues e visitas orientadas.