Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Musical Évora recebe recital do Trio Birnstiel nesta quarta-feira

Publicação:

O Musical Évora recebe o Trio Birnstiel, de São Paulo, nesta quarta-feira (11). O recital ocorre na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher, às 12h30, com entrada franca. Na ocasião, Edgar Leite (violino), Maria Cecília Moita (piano) e Maria Eduarda Canabarro (violoncelo) executam obras de Johannes Brahms e Astor Piazzolla.

A apresentação integra a programação do 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul. As atividades, que englobam recitais, palestras e aulas, ocorrem até sábado (14), em diversos locais de Porto Alegre.

O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com o patrocínio da Évora Holding S.A. O projeto proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz. 

Sobre os músicos

Maria Eduarda Leitão Canabarro é natural de Porto Alegre. Em 2007 graduou-se Bacharel em Música na Universidade Estadual Júlio de Mesquita FIlho (Unesp). No mesmo ano, ingressou na Hochschule der Künste Bern (Suíça), na classe do professor Antonio Meneses. Em 2010 conclui seu Mestrado em Violoncelo e, em 2011, obteve o Certificate of Advanced Studies, na classe do professor Conradin Brotbek. Maria Eduarda foi premiada em diversos concursos, como o Jovens Solistas da OSPA (2000), Jovens Solista da Orquestra Experimental de Repertório (2005) e Concurso de Cordas Paulo Bosísio (2005). Participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como Oficina de Música de Curitiba, Festival de Música de Juiz de Fora, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Accademia Chigiana (Siena - Itália). Como musicista de orquestra, atuou na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Jazz Sinfônica e como convidada na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica Da Rádio De Ljubljana (Eslovênia), entre outras. Em 2011, passou a integrar o naipe de Violoncelos do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente, é doutoranda em Música na Universidade Estadual de Campinas. 

Maria Cecília Moita é natural de São Paulo. Iniciou seus estudos de piano aos 4 anos. Em 1985, bacharelou-se pela Unesp no curso de Educação Artística com habilitação em Música. Simultaneamente, seguiu seus estudos de órgão, piano popular e erudito. Em 1995, frequentou o Curso de Arranjo e Improvisação com Nelson Ayres e, em 1997, curso de Jazz – JVC, na Manhattan School of Music (Festival de Jazz de Nova York). Em 2017, concluiu o curso de Pós-graduação na Faculdade Santa Marcelina em pedagogia do piano. Desenvolve amplo trabalho de camerista, tendo acompanhado recitais e Master Class de diversos músicos. Atuou como solista na Orquestra Jovem Estadual Maestro Eleazar de Carvalho, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Orquestra de Campinas, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e Orquestra Petrobrás Sinfônica. Em 2011 e 2012, atuou como pianista do programa "Pré-estreia", da TV Cultura. Atualmente é pianista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e pianista correpetidora no Instituto Baccarelli.

Edgar Leite é natural de São Paulo. Iniciou seus estudos musicais aos 8 anos, com o seu pai. É bacharel em violino pela UNESP e mestre pela Lynn University, como bolsista da Fundação Vitae. No Brasil, foi aluno dos professores Yoshitame Fukuda, Marcia Fukuda, Elisa Fukuda, Esdras Rodrigues e Pablo de Leon. Nos Estados Unidos, teve orientação dos professores Sergiu Schwartz, Carol Cole, Elmar Oliveira, Steve Majeske e Robert Hanford. Foi membro efetivo da Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Camerata Fukuda e da Orquestra Municipal de Jundiaí. Atualmente, faz parte do naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Além disso, é professor do Instituto Baccarelli e da Faculdade Santa Marcelina. 

Texto: Ascom Sedactel
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul