Na abertura do Gramado Summit, Leite destaca a inclusão como fator essencial para promover inovação
Publicação:
O Gramado Summit 2023 foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (12/4), com a presença do governador Eduardo Leite. Esta é a primeira edição do evento em que o governo gaúcho participa como correalizador, com um investimento de R$ 500 mil e um estande de 100 metros quadrados onde o público pode conhecer as iniciativas do Estado para fomentar a inovação.
A abertura ocorreu no palco principal do Serra Park, em Gramado, onde o evento de inovação e tecnologia é realizado. Conforme o governador, é papel do Estado ajudar no desenvolvimento de um ambiente favorável à inovação, e o Gramado Summit conversa com os objetivos do governo para o futuro.
“É um evento que promove conexões, traz gente de fora de diferentes áreas e idades e envolve, em um mesmo espaço, a academia, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade, gerando um ecossistema que promove negócios e estimula o empreendedorismo, colocando o Rio Grande do Sul na vanguarda e no mapa da inovação para atrair e reter talentos”, observou. “É papel do Estado ajudar a criar esse ambiente que favorece a inovação.”
Leite também destacou a importância da diversidade na construção de soluções inovadoras. “A inovação envolve a inclusão. A exclusão faz com que se perca a contribuição valiosa que pode vir de quem tem um contexto de vida e uma visão de vida diferentes. Uma sociedade que segrega vai sempre enxergar os problemas por um mesmo ângulo, e é no choque de culturas que se promovem soluções novas e diferentes para os problemas que são vividos de forma diferente pelas pessoas. Por isso, a inclusão é fundamental para inovar”, afirmou.
Depois da abertura, o governador visitou os estandes do evento ao lado do criador do Gramado Summit, Marcus Rossi, do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e das secretárias de Comunicação, Tânia Moreira, de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos.
O evento vai até sexta-feira (14/4) e conta com sete palcos e mais de 200 palestrantes discutindo iniciativas e soluções para o ecossistema de inovação global. As trilhas de conteúdo envolvem temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing. Mais de 10 mil visitantes são esperados durante os três dias de programação.
As secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), da Educação (Seduc) e de Turismo (Setur) estão presentes no Gramado Summit, com atividades no estande do governo gaúcho. A Sict selecionou dez startups gaúchas para exporem ideias diferenciadas e novos negócios. O programa Inova RS, carro-chefe da secretaria, também estará representado pelos atores do ecossistema de inovação da Serra.
A Setur proporciona aos visitantes a experiência de viajar pelas cidades de Gramado, Flores da Cunha e Bento Gonçalves de forma virtual, utilizando a experiência de realidade virtual aumentada.
O público terá acesso a um mural de monitores que apresentará um dashboard com diversos dados do governo do Estado, em uma ação coordenada pela SPGG, em parceria com a Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul. E a Seduc está participando com a cabine dos sonhos, onde profissionais de diversas áreas contam suas trajetórias em vídeos expostos em um ambiente virtual.
Texto: Thamiris Mondin/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom