Navio polar Ary Rongel está no Porto Novo em Rio Grande
Publicação:

Está atracado no cais público do Porto Novo de Rio Grande o navio polar da Marinha do Brasil Ary Rongel vindo do Rio de Janeiro. A embarcação segue em destino ao continente Antártico. A Estação de Apoio Antártico (Esantar) da FURG está encarregada de dar suporte logístico ao navio, que no Porto do Rio Grande recebe vestimentas antárticas, materiais e equipamentos que serão usados durante a operação no continente.
Ary Rongel
O Ary Rongel possui 75,3m de comprimento e 14m de largura. Incorporado à Marinha em 1994, o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, também conhecido como Gigante Vermelho, foi construído no estaleiro Hoylandsdygo George Ei Des Sonner A/S, na Noruega. Está preparado para navegação em regiões polares e para operações em campos de gelo fragmentado. O navio está na sua 21ª comissão austral sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Sérgio Lucas da Silva.
O Gigante Vermelho possui dois laboratórios para apoio à pesquisa e dois porões com capacidade de 1.254m³ para o transporte de carga. É dotado de equipamentos de navegação e de apoio, tais como guincho oceanográfico e geológico, arco de popa, ecobatímetros para pequenas e grandes profundidades, GPS e uma estação de acompanhamento de informações meteorológicas.
Texto: André Zenobini/ Ascm Suprg
Edição: Léa Aragón/ Secom