Navio que traz carros de combate chega ao Porto de Rio Grande
Publicação:
Atracou na manhã desta sexta-feira (24) no Porto de Rio Grande, na Metade Sul do Estado, o navio Grande Brasile, de bandeira italiana, que traz o quinto lote de carros de combate do Projeto Leopard, adquiridos pelo Ministério da Defesa junto à República Federal da Alemanha.
O programa, que prevê sete lotes até o início do ano de 2012, é destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército Brasileiro. Ainda nesta sexta-feira, começarão a ser desembarcados os veículos, sendo que parte deles seguirá para o Parque Regional de Manutenção/3, em Santa Maria.
De acordo com informações da Seção de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército, o quinto lote é composto por 38 Carros de Combate Leopard. No total, foram adquiridas 220 viaturas Blindadas de Combate - Carro de Combate (VCB CC) Leopard 1A5; sete viaturas Blindadas Especializadas em Socorro (VBE Soc); quatro viaturas Blindadas Especializadas em Lança Pontes (VBE L Pnt); quatro viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro viaturas Blindadas Escola de Motorista.
Também estão incluídos no Projeto o fornecimento de diversos equipamentos de simulação, rádios, ferramental, suprimentos, manuais, o treinamento de recursos humanos e o suporte logístico para todos os materiais de emprego militar incluídos no processo.
Além da embarcação italiana, atracou na madrugada desta sexta-feira o navio Liberty Ace, de bandeira panamenha. Entre as mercadorias, há 478 carros do modelo Captiva da General Motors (GM).
Texto/foto: Lorena Barros Garibaldi
Edição: Redação Secom (51)3210-4305