Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No 2º dia de Cosud, grupos técnicos discutem assuntos estratégicos e elaboram compromissos

Publicação:

Card em fundo preto com a logomarca colorida do Consórcio de Integração Sul Sudeste ao centro. Além da sigla em diferentes cores, o significado dela aparece por extenso logo abaixo. Abaixo há os dizeres: Diálogos para desenvolver. Ao lado direito da sigla há um mapa nas mesmas cores da sigla que inclui os Estados do Sul e do Sudeste.
-

As atividades do 10º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) continuam ao longo desta sexta-feira (1/3). O dia será dedicado, especialmente, às reuniões dos 21 grupos técnicos (GTs), que discutirão temas importantes para os Estados das duas regiões. Os debates ocorrerão das 8h30 às 17h30, no Theatro São Pedro e no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em Porto Alegre.

Os temas centrais desta edição são Meio Ambiente e Segurança Pública. Dentro da temática do Meio Ambiente, o enfrentamento às mudanças climáticas receberá atenção especial. E o campo da Segurança Pública será entendido em sentido amplo, incluindo os sistemas penais.

Com a participação de secretários e equipes técnicas dos sete Estados, serão debatidos os seguintes temas: Agricultura e Pecuária; Cultura; Defesa Civil; Desenvolvimento Social e Profissional; Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento; Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher; Educação; Esportes; Fazenda e Previdência; Governança do Cosud; Habitação e Obras; Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano; Inovação e Inclusão Digital; Malha Ferroviária; Meio Ambiente; Planejamento e Governo Digital; Procuradoria-Geral do Estado; Saúde; Segurança Pública; Transparência, Controladoria e Ouvidoria, e Turismo.

Dois grupos – o da Cultura e o da Fazenda e Previdência – se reunirão no Theatro São Pedro; os demais, na Unisinos. O objetivo das discussões é enfocar os principais desafios enfrentados pelas sete unidades federativas e buscar soluções para problemas públicos – propondo, sobretudo, uma atuação integrada por parte dos estados-membros.

Dentro de cada tema, foram elencados alguns assuntos prioritários. Cada GT se dividirá em grupos menores a fim de que os assuntos sejam debatidos separadamente. Depois, serão compiladas as principais ideias e proposições apresentadas.

Ao final das discussões, cada GT assumirá compromissos referentes à sua área técnica. Os encaminhamentos ajudarão a consolidar a carta desta edição. O documento, que conterá os compromissos assumidos ao longo do evento, será assinado pelos governadores e lido durante o encerramento. Na mesma cerimônia, os representantes de cada GT terão a oportunidade de apresentar, de maneira sucinta, os compromissos firmados.

A organização das atividades dos GTs é conduzida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com coordenação do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Unisinos.

A programação desta sexta (1/3) prevê, ainda, três reuniões entre os governadores e um coquetel de confraternização no Palácio Piratini. O encerramento e a leitura da carta também ocorrerão na sede do governo gaúcho, mas no sábado (2/3), às 10h. Na sequência, os governadores concederão coletiva de imprensa.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul