No Dia do Desafio, Yeda participa de práticas desportivas
Publicação:

No pátio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), nesta quarta-feira (26), a governadora Yeda Crusius participou das atividades físicas alusivas ao Dia do Desafio, que mobilizou funcionários do Estado e mais de 440 municípios gaúchos em práticas desportivas. Quanto mais parados ficamos, menos equilibrados estamos. Fico feliz com o público que esteve presente, tentando romper a rotina do não-se- mexer, disse Yeda, acompanhada do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini.
Do alto do prédio administrativo do Estado, um grupo de bombeiros desceu de rappel os 21 andares. Eles carregavam as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Serviço Social do Comércio (Sesc), promotor do evento. A governadora participou das coreografias com secretários estaduais e afirmou: O mínimo que devemos fazer é dançar a música todos os dias.
A data é marcada por práticas que buscam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos participantes e entrou no calendário oficial do Rio Grande do Sul em maio de 2006. Neste ano, cerca de 80% das cidades gaúchas participaram do Dia do Desafio, o que tornou o Estado o segundo maior em número de inscritos, atrás apenas de São Paulo. No Brasil, 1.753 municípios estão mobilizados. Por 15 minutos, a população fará atividades como caminhada e corrida.
A ação surgiu em virtude do rigoroso inverno em uma pequena cidade do Canadá, em 1983. Quando a temperatura chegava a 20 graus negativos, o então prefeito sugeria que os habitantes saíssem de casa, apagassem as luzes e caminhassem por um período.
Texto de Guilherme Flach