Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Festival de Balonismo de Torres, governador inaugura projeto para potencializar eventos no Estado

Publicação:

GG Torres1
Governador Ranolfo e secretários de Estado na instalação do gabinete temporário em Torres - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Gabinete do Governador Ranolfo Vieira Júnior foi transferido, nesta quinta-feira (14/4), para o parque onde ocorre o 32° Festival Internacional de Balonismo, em Torres. A instalação temporária inaugura um projeto que vai levar a sede do governo gaúcho para todas as regiões do Estado.

O objetivo da iniciativa é aproximar o governo dos gaúchos e dos municípios, potencializando grandes eventos e feiras do Rio Grande do Sul. Ao longo do projeto, as agendas vão priorizar as pautas pertinentes ao desenvolvimento econômico e social da região em que estiver instalado o Gabinete do Governador e de secretários.

Em Torres, o governador Ranolfo participou da abertura oficial da edição de 2022 do Festival Internacional de Balonismo. O evento, que ocorre desde 1989, fez da cidade a capital brasileira do balonismo e é uma referência na modalidade na América Latina. O festival volta a ocorrer depois de dois anos sem programação em razão da pandemia.

Antes da abertura oficial do festival, o governador assinou o decreto que transferiu temporariamente a sede do governo e falou sobre os objetivos da iniciativa. “Queremos promover mais interação com os municípios, as regiões e as pessoas, além de potencializar os eventos do Estado. O setor de eventos e de turismo estão entre as áreas mais afetadas pela pandemia ao longo dos últimos dois anos, e estarmos presentes com o gabinete é uma forma de fortalecer esses eventos, grandes impulsionadores do desenvolvimento econômico do Estado”, disse Ranolfo, destacando ainda a importância do Festival de Balonismo para a economia da região.

GG Torres2
Em Torres: Domingos, Mallmann, Maraschin, Santarosa, Cunha da Costa, governador Ranolfo, Lemos, Raquel, Ayub e coronel Rocha - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Uma equipe do Executivo estadual acompanhou o governador para receber e encaminhar demandas da região, no gabinete instalado dentro do Parque do Balonismo. Estavam presentes os secretários da Casa Civil, Artur Lemos; da Casa Militar, coronel Júlio César Rocha Lopes; da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes; de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Mallmann; da Educação, Raquel Teixeira; da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa; e de Turismo, Raphael Ayub; além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin.

O 32° Festival Internacional de Balonismo ocorre até 24 de abril. As atrações incluem competição de balões esportivos e apresentações de balões, parque de diversões, tenda cultural, feira comercial, feira da agricultura, provas de balonismo, shows e praça de alimentação.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul