Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Fórum de Vice-Governadores, Ranolfo destaca a importância da técnica e da ciência no enfrentamento à Covid

Publicação:

Ranolfo Fórum Vice  Governadores
Realizada com representantes de 15 Estados, reunião foi por videoconferência - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

Os desafios da imunização contra a Covid-19 nos Estados foi o tema central da segunda reunião do Fórum Nacional de Vice-Governadores do Brasil, realizada nesta sexta-feira (16/4). O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior participou do evento virtual, que reuniu representantes de 15 unidades federativas e abordou também a aquisição de medicamentos e a fabricação de vacinas em território nacional.

Ranolfo reforçou a importância do enfrentamento à Covid-19 ser tratado de forma técnica em todo o território nacional. “Já passou da hora de despolitizarmos a pandemia. Temos que tratar esta situação de forma eminentemente técnica, com base na ciência. Aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, fomos acusados de esconder vacinas, no entanto somos o Estado que mais vacinou proporcionalmente”, afirma. Números divulgados na noite de quinta-feira (15/4), pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, mostram que 16,64% da população gaúcha já recebeu a primeira dose da vacina.

Ao longo de duas horas e meia, os demais vice-governadores dividiram suas experiências no gerenciamento da pandemia e a logística de imunização em seus Estados, sob mediação do presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos e organizador executivo do Fórum, Victor Borges.

O encontro contou também com apresentações da senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores; Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana e Mundial de Saúde (Opas); do ministro substituto de Ciência e Tecnologia, Leonidas Medeiros; e do secretário de Ações Estratégias do ministério, Marcelo Morales.

A senadora falou sobre os esforços e articulações junto à comunidade internacional para a aquisição de vacinas. Socorro Gross reforçou a atuação no Ministério da Saúde para aquisição de medicamentos para pacientes em Unidades de Terapias Intensivas, os chamados “kits intubação”. A reunião se encerrou com apresentação do ministro Leonidas e do secretário Morales sobre os investimentos que o governo federal tem feito para desenvolver vacinas com tecnologia nacional.

O Fórum Nacional de Vice-Governadores tem como objetivos gerar articulação conjunta em pautas de interesse dos Estados e abrir diálogo permanente entre vice-governadores. A primeira reunião aconteceu no dia 18 de março e debateu a PEC do Auxílio Emergencial, Pacto Federativo e combate à pandemia. O próximo encontro será em maio.

Texto: Juliana Roll/Ascom GVG
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul