Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Litoral Norte, governador destaca agenda de desenvolvimento econômico do Estado

Publicação:

17 Fórum Desenvolvimento Econômico Financiamentos
Leite apresentou ações que o Estado vem tomando para favorecer a quem quer empreender - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou do 17º Fórum de Desenvolvimento Econômico e Financiamentos na tarde desta sexta-feira (24/1). Organizado pela Rede Pampa, o evento ocorreu em Xangri-lá, no Litoral Norte, e teve como tema central Desenvolvimento Econômico – Oportunidades e Financiamentos.

“Com essa iniciativa, e levando essa mensagem por todo o Estado, ajudamos a injetar ânimo e otimismo para que os desafios e as dificuldades do nosso Rio Grande possam ser superados. Sempre digo e repito: o que temos de melhor é a vocação para o trabalho dos nossos gaúchos”, reforçou Leite.

O governador apresentou um panorama das ações que o Estado vem tomando para que as condições de competitividade e o ambiente de negócios se tornem mais favoráveis a quem quer empreender. “Por isso, as reformas que protocolamos na Assembleia nesta semana têm íntima ligação com o que estamos debatendo neste fórum. Estamos enfrentando o déficit e contendo o crescimento vegetativo das despesas, algo que precariza os serviços públicos e prejudica a população”, ponderou.

O fortalecimento das parcerias com a iniciativa privada como alternativa à escassez de recursos públicos também foi destacado pelo governador. As concessões de estradas, as privatizações de estatais e a parceria público privada (PPP) da Corsan foram exemplos citados pelo chefe do Executivo.

O fórum durou cerca de quatro horas e teve participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, dos secretários Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Parcerias (Bruno Vanuzzi), Juvir Costella (Logística e Transportes) e José Stédile (Obras e Habitação), do senador Luis Carlos Heinze, do presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, da presidente do Badesul, Jeanette Lontra, e do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, entre outras autoridades.

O evento faz parte do projeto RS Sustentável, da Rede Pampa, e foi promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Assembleia Legislativa. Conta com apoio do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento e da Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba). A mediação do evento coube a Armando Burd, comunicador do Grupo Pampa.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul