No Palácio Piratini, Thalis recebe apoiadores do ICD-RS para chá de lançamento de jantar beneficente
O encontro reuniu profissionais do instituto, empresários e imprensa para promover o Ilhas da Gastronomia, marcado para 10/7
Publicação:

A ala residencial do Palácio Piratini abriu as portas, na tarde desta terça-feira (29/4), para um chá de lançamento do Ilhas da Gastronomia, jantar beneficente que será promovido pelo Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICD-RS) no segundo semestre deste ano. O evento, que ocupou os salões de Banquetes e dos Espelhos, reuniu cerca de cem convidados, entre profissionais do instituto, empresários, apoiadores da causa e representantes da imprensa.
O médico endocrinologista Thalis Bolzan, marido do governador Eduardo Leite e embaixador do jantar beneficente, foi o anfitrião da tarde. Esse foi o primeiro evento de representação institucional de Thalis desde sua mudança para Porto Alegre, onde estabeleceu residência, atualmente no Piratini, ao lado de Leite. Thalis também inaugurou um consultório médico na capital gaúcha, onde oferece atendimento especializado no tratamento de obesidade, complicações associadas e distúrbios endocrinológicos, o que também motivou o convite do instituto para atuar como embaixador do jantar. Natural do Espírito Santo, ele é especializado em endocrinologia pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP), onde também cursou mestrado com foco em obesidade em adolescentes.
“É com muita alegria que eu recebi esse convite. Realmente é uma causa que fez parte da minha trajetória como profissional. Ver tantas pessoas aqui hoje, por uma causa tão nobre, me emociona profundamente. O Instituto da Criança com Diabetes é mais do que uma instituição. É o lugar onde vidas são transformadas todos os dias. Que essa tarde seja um lembrete de que juntos nós podemos mudar o mundo, começando pelo mundo de cada uma dessas crianças com diabetes”, afirmou Thalis.
Na abertura do encontro, o governador Eduardo Leite saudou os presentes e ressaltou o orgulho pelo papel assumido por Thalis à frente da mobilização em prol do instituto, destacando também o compromisso do governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde, com a causa da atenção e do cuidado com crianças e adolescentes com diabetes.
“O Thalis está muito orgulhoso de poder participar dessa causa, e eu também. O SUS democratizou o acesso à saúde, mas é essencial que a solidariedade continue pulsando na sociedade. Fico especialmente feliz por ter ao meu lado um marido médico, que me traz informações e colaborações sobre como podemos avançar ainda mais na área da saúde. Minha gratidão a todos que se engajam nessa causa tão expressiva e necessária”, declarou o governador.
O Ilhas da Gastronomia será realizado no dia 10 de julho, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O objetivo é arrecadar recursos para a manutenção dos atendimentos prestados pelo instituto, que é referência nacional no tratamento de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. O evento contará com a participação voluntária de pelo menos 16 renomados chefs de cozinha do Estado, que doarão todo o material e mão de obra para criar uma experiência gastronômica única. Neste ano, o jantar também homenageará os 150 anos da imigração italiana, com pratos e decorações temáticas — outro motivo do convite para que Thalis seja o embaixador, em razão das suas origens familiares.
Toda a renda obtida com a venda de ingressos será revertida para os projetos do ICD-RS, que atualmente atende a mais de 5,1 mil crianças e adolescentes dependentes de insulina. A atuação do instituto, fundado em 1998, envolve acompanhamento médico multiprofissional, educação em saúde e suporte às famílias, promovendo qualidade de vida e autonomia aos pacientes. O convite a Thalis surgiu também para dar visibilidade a uma constatação preocupante: o aumento de casos em adolescentes com diabetes tipo 2, adquirido, que pode ser prevenido e tem relação com a obesidade. Apenas no ICD-RS, mais de 150 pacientes se enquadram nesse diagnóstico, o que não se via anteriormente.
“Acho que nós temos o caminho certo. Viramos referência, fomos atrás disso, e conseguimos engajar parcerias fundamentais. Enquanto terceiro setor, viabilizamos programas de educação e fornecimento de insumos, inclusive em situações críticas em que o serviço público encontra dificuldades, como enfrentamos durante as enchentes do ano passado. Mostramos esse trabalho no Congresso Mundial de Diabetes, e o mundo ficou maravilhado. Precisamos seguir, e será muito bom ter todos você ao nosso lado”, destacou o médico endocrinologista e diretor-presidente do ICD-RS, Balduino Tschiedel.
A mobilização impulsionada por Thalis como embaixador do jantar integra uma série de ações de sensibilização e articulação institucional que buscam ampliar a visibilidade da causa e atrair novos parceiros para garantir a sustentabilidade do trabalho realizado pelo ICD-RS há mais de duas décadas.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom