No Salão Nacional do Turismo, RS aposta na retomada e divulga regiões afetadas pelas enchentes

O objetivo é mostrar ao Brasil que o Estado está pronto para receber os visitantes

Card em fundo cinza, no qual está escrito Turismo ao centro, logo abaixo de um desenho do mapa do Rio Grande do Sul sobre o qual há três ícones: uma mala, uma máquina fotográfica e um avião. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), prepara uma imersão no universo dos vinhos para ser apresentada no Salão Nacional do Turismo, principal evento do setor no Brasil e que funciona como uma vitrine. Ele será realizado entre os dias 8 e 11 de agosto no Rio de Janeiro (RJ). O Rio Grande do Sul terá sete espaços na feira, nos quais vai expor os principais produtos turísticos gaúchos, incluindo a pisa da uva.

O turismo dos vinhos é uma experiência conhecida e associada nacionalmente ao Rio Grande do Sul, especialmente às regiões da Serra Gaúcha e da Fronteira Sul. Segundo dados do IBGE, o Estado é o maior produtor de uvas e de vinhos do Brasil. Em 2022, quase 735 mil toneladas da fruta foram colhidas, mais que o dobro do segundo colocado. Há aproximadamente 15 mil famílias que trabalham no cultivo. De acordo com a Embrapa, o RS é responsável por mais de 56% da produção nacional de uvas no país.

"Estamos diante do primeiro grande evento nacional após as enchentes que assolaram nosso Estado em maio. Chegou a hora de mostrarmos ao Brasil que estamos nos reconstruindo e, mais do que isso, preparados para bem receber a todos. Temos a firme convicção de que o turismo é parte vital nesse processo de recuperação econômica do nosso Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

Para atrair ainda mais a atenção dos visitantes, o estande institucional do RS terá um painel do artista Eduardo Kobra. Trata-se de uma réplica da pintura gigante (com 16 metros de largura e 10 metros de altura) feita por ele em 2023 no 4º Distrito de Porto Alegre. A tela destaca as imagens de Paixão Côrtes e do Laçador, dois símbolos gaúchos. Os direitos de uso foram cedidos à Setur durante a mostra.

Natureza e aventura

Além do espaço dedicado ao enoturismo, a Setur irá apresentar outras experiências temáticas. No tema Espiritualidade e Conexão, o destaque vai para o Cristo Protetor de Encantando, bem como para as diversas águas termais existentes no território gaúcho e para as pedras preciosas de Ametista do Sul.

No campo Aventura e Adrenalina, o litoral gaúcho ganha destaque com o balonismo de Torres, enquanto em Aventura e Natureza o protagonismo fica para o rafting de Três Coroas e as inúmeras tirolesas do Estado. A região das Missões será ressaltada pela Imersão Jesuítica.

Em um espaço do salão chamado de Brasil em festa, o Rio Grande do Sul destacará o Natal Luz, produto consagrado que atrai ao Estado milhares de turistas todos os anos, em busca da experiência provocada pelo show de luzes e de decoração natalina em várias cidades, que se enfeitam especialmente no período das festas de final de ano.

“Vamos mostrar ao Brasil a resiliência do nosso povo e que o Rio Grande do Sul segue exuberante. Saímos mais fortes dessa experiência difícil e com a nossa tradicional hospitalidade pronta para receber e mostrar as lindas paisagens gaúchas”, afirmou a diretora de Planejamento e Competitividade da Setur, Cláudia Borges.

Salão Nacional do Turismo

Em sua oitava edição, o Salão Nacional do Turismo é uma realização do Ministério do Turismo que reúne todos os estados no maior evento de promoção dos destinos turísticos do país. A programação inclui palestras e oficinas, além de espaços para gastronomia, artesanato e manifestações culturais regionais. A edição de 2023, em Brasília, marcou o retorno do evento após longo período sem ser realizado.

Texto: Roberta Marques/Ascom Setur
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom