No South Summit Brazil 2025, Procuradoria-Geral do Estado detalha experiência com o Microsoft 365
O painel foi mediado pela procuradora-geral-adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Sana, no palco RS Innovation Stage
Publicação:

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) participou, nesta quinta-feira (10/4), do South Summit Brazil 2025, correalizado pelo governo do Estado, com o painel "Ambientes digitais de trabalho: PGE no Microsoft 365", mediado pela procuradora-geral-adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Sana, no palco RS Innovation Stage.
A palestra, que abordou a experiência da PGE-RS com a ferramenta Microsoft 365, contou com a participação da supervisora do Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (Egei), coordenadora da Assessoria de Informática e responsável pelo Laboratório de Inovação, procuradora Lisiane Negruni, e do supervisor do Escritório de Gestão de Dados e da Informação (Egdi), procurador Tiago Cury.
Na abertura, Diana explicou como a PGE-RS incorporou a inovação como um de seus pilares. “Nós entendemos que não é a tecnologia que transforma, são as pessoas com as ferramentas e o espaço certo para inovar. Assim, criamos estruturas para sustentar essa transformação: o Egdi, que organiza e dá sentido aos nossos dados, que são um dos nossos maiores ativos estratégicos; e o Laboratório de Inovação, que começou como a Oficina de Soluções e nos ajuda hoje a experimentar, testar, errar rápido e aprender junto”, explicou.
Em sua participação, Cury abordou as oportunidades que o Microsoft 365 permitiu criar. “Hoje, mais de 230 colegas, de diversas localidades, estão conectados a esse ambiente. São mais de 100 acessos por dia, e já passamos de 200 mil acessos desde agosto do ano passado. E todos os processos e manuais estão organizados no mesmo local: afastamentos, orientações, rotinas. Uma fonte única de verdade, segura, atualizada e dinâmica”, comentou.
A supervisora do Egei abordou o protagonismo do usuário e contou sobre a criação dos robôs da PGE-RS. "Um desses robôs é o Tchê Achei, que ajuda na tarefa de pesquisar endereços nos sistemas que estão disponíveis na PGE-RS para consulta. Nós entendemos que transformação digital não começa na tecnologia; ela começa com as pessoas. E quando o servidor vira protagonista, a inovação deixa de ser exceção e vira cultura”, detalhou Lisiane.
“Quando somamos tecnologia, governança e protagonismo das pessoas, a inovação realmente acontece. E esse caminho foi reconhecido nacionalmente: o nosso laboratório, com o Projeto 'Desenvolvemos', foi o vencedor do Prêmio Judiciário Exponencial 2024, na categoria Laboratório de Inovação", salientou Diana.
"Todos nós aqui, especialmente no RS Innovation Stage, somos servidores comprometidos com a prestação de um serviço público cada vez mais eficiente. Então eu deixo uma provocação: que possamos levar para nossas organizações esse desafio de tornar os usuários também os desenvolvedores das soluções dentro delas”, finalizou a procurdora-geral-adjunta.
O SSB ocorre de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Pelo quarto ano consecutivo, o governo do Estado é correalizador do evento. A programação completa do RS Innovation Stage no SSB 2025 pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube. Os links são os seguintes:
Texto: Ascom PGE-RS
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom