Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No South Summit Brazil, Polícia Civil apresenta painel sobre investigação criminal no contexto da transformação digital

O uso de inteligência artificial para a prática de delitos e como ferramenta de investigação foi um dos destaques do debate

Publicação:

Mais à direita, a imagem mostra um homem falando atrás de um púlpito sobre um palco e outros dois sentados no Painel da Polícia Civil no SSB 2025. Parte da plateia pode ser vista de perfil mais à esquerda.
Também foi apresentado um panorama da evolução da investigação de crimes em ambiente virtual e a expansão de novos delitos - Foto: Ascom SSP

Nesta quarta-feira (9/4), a Polícia Civil participou do South Summit 2025, com a apresentação do painel “Inteligência artificial e transformação digital: os desafios da investigação criminal”. O painel contou com a participação do delegado e diretor do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC)Eibert Moreira Neto, e do delegado, ex-chefe de Polícia e membro do Conselho Superior de Polícia Civil, Emerson Wendt.

Durante o painel, foi traçado um panorama da evolução da investigação dos crimes cometidos em ambiente virtual e a expansão de novos delitos. O emprego da inteligência artificial (IA) em prol da investigação criminal e para a prática de delitos também foram aspectos analisados.

Segundo o delegado Eibert, o Estado do Rio Grande do Sul, de forma pioneira, deu um passo importante no enfrentamento aos crimes cometidos em ambiente virtual. "A criação do DERCC eleva o combate aos crimes cibernéticos ao mesmo patamar de outros com igual envergadura e que são foco do RS Seguro", destacou.

"Os eixos prioritários para o combate eficaz aos crimes cibernéticos incluem investimento em tecnologia, treinamento e nivelamento constante dos agentes envolvidos na repressão dessa modalidade de crime, bem como a ampliação das redes de relacionamento interestadual e internacional para troca de informações e execução de medidas cautelares decorrentes das investigações”, detalhou Moreira Neto.

"É importante que a Polícia Civil continue se estruturando e qualificando os policiais para o enfrentamento dos crimes, que estão cada vez mais cibernéticos, contribuindo, assim, para a diminuição deles", concluiu Wendt.

O SSB ocorre de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Pelo quarto ano consecutivo, o governo do Estado é correalizador do evento. A programação completa do RS Innovation Stage no SSB 2025 pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube.

Texto: Ascom SSP
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul